terça-feira, 7 de julho de 2009

O ARQUITETO FOTOGRAFO CRISTIANO MASCARO E SEU OLHAR ATENTO SOBRE A CIDADE

Cristiano Alckmin Mascaro, nasceu em Catanduva - São Paulo, 1944, arquiteto, fotógrafo e professor. Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, é um dos mais importantes fotógrafos do país e de sua arquitetura, que documenta há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil.
Iniciou a carreira fotográfica em 1968, convidado a participar de uma equipe de uma revista de grande circulação nacional, onde ficou por quatro anos. É professor de fotojornalismo da Enfoco Escola de Fotografia, entre 1972 e 1975; dirige o Laboratório de Recursos Áudio-Visuais da FAU/USP, entre 1974 e 1988; e leciona comunicação visual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, de 1976 a 1986. Titula-se mestre em 1986, com a dissertação O Uso da Fotografia na Intepretação do Espaço Urbano e doutor em 1995, com a tese A Fotografia e a Arquitetura, pela FAU/USP.

Escadas rolantes que parecem zíperes dispostos lado a lado.


"A biblioteca da FAU sempre foi muito boa. Um dia me caiu nas mãos um livro do fotógrafo francês Cartier-Bresson, e foi amor à primeira vista. Eu me encantei e achei que talvez pudesse ser melhor fotógrafo que arquiteto".


Degraus que não dizem se sobem ou se descem.


Estradas que se confundem com os limites do céu.


"O terreno do que vai acontecer. Você está sempre um segundo a frente, imaginando toda uma combinação de primeiro plano e fundo, de forma e composição, e torce para que tudo vá na direção esperada"


“Eu gosto de chegar numa cidade e ver as pessoas caminhando entre prédios, diante de um muro. Isso é que me atrai. Arquitetura eu faço por encomenda”.


"No fotojornalismo não se pode esperar melhor luz, não há condições de esperar inspiração, tem que fazer tudo na hora".


"Lembro das minhas primeiras sensações visuais, quando era garoto e andava à pé, de ônibus ou bonde. Eu ia admirando a paisagem, percebendo detalhes, e isso foi muito útil para mim, poder olhar a cidade. Hoje há um certo autismo urbano, com todas as pessoas dentro dos carros".


"Desfazer o confuso emaranhado da realidade e - ao conceder perenidade ao instante impreciso e fugidio - refazê-la melhor".


Autor dos livros: A Cidade, 1979; Cristiano Mascaro, As Melhores Fotos, 1989; Luzes da Cidade, 1996, São Paulo, 2000; O Patrimônio Construído - as 100 mais belas edificações do Brasil, 2003 e o mais recente, "Desfeito e refeito".


Recebeu o Prêmio Internacional de Fotografia Eugène Atget, em 1984; e a Bolsa Vitae de Fotografia, em 1989.


Como escola, Mascaro teve a cidade de São Paulo, mas também clicou outras capitais do Brasil e do exterior, como Paris, Berlim, Lisboa, Nova York e Havana. Em 1998, através do Programa Monumenta, projeto do Ministério da Cultura, Unesco e BID, retratou o centro histórico de 28 cidades brasileiras.