terça-feira, 15 de setembro de 2009

AS PLANTAS E O FENG SHUI

Você sabia que no Feng Shui as plantas naturais limpam o ambiente? Sabe que quando uma planta murcha, significa que ela limpou o ambiente e protegeu sua casa. Vamos ver então como usar as plantas para otimizar a casa e energizar sua vida.


GIRASSOL é uma planta ótima para fartura, luz, prosperidade. Boa para todos cômodos da casa, inclusive quarto.

A forte relação dessa planta entre a forma com o Sol que trás sentimento de vitalidade, otimismo e alegria. Hoje são conhecidas cerca de 70 variedades de girassóis, mais de uma dúzia de espécies anuais e perenes são apenas ornamentais, sendo as restantes utilizadas para fins vários.
O girassol é uma planta de origem muito antiga que datam de 3.000 anos A. C. Utilizados pelos Índios das Américas, pelos Incas (que eram grandes adoradores do Sol), venerados pelos Aztecas que coroavam as sacerdotisas dos seus templos com flores de girassol e o utilizavam na prática de rituais. Gostam de bastante água e solos bem estrumados.

RAFIS quando há "algo de ruim" pairando no ar, ela queima as pontas ou até morre por absorver tudo e proteger a casa; por isso é muito usada em comércio. Além desses adjetivos ainda é uma planta resistente e fácil de cuidar.

Dificilmente pragas atacam essa planta que é bastante resistente. Não umedeça em excesso as raízes, seja pelo substrato escolhido ou pelas regas. Procure não usar terra vegetal pura ou mesmo misturada com outras matérias orgânicas. Misture um pouco de areia e um pouco de terra de jardim à terra vegetal e só regue quando o substrato estiver ligeiramente seco.

MARGARIDA para o ambiente estar sempre alegre (pode usar de qualquer cor).

Fácil de cuidar, a margarida é o nome popular comum a uma grande variedade de plantas (e flor respectivamente).

LÍRIO DA PAZ para limpar o ambiente e harmonizar, e fica lindo na decoração da casa.

Deve ser cultivada sempre à meia sombra, em substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem. Adubações anuais e regas frequentes garantem o visual do lírio-da-paz. Não tolera o frio. Multiplica-se por divisão das touceiras.

CRISÂNTEMO para cultivar a boa energia, é sempre bom ter em casa.
Por ser um hibrido, dura bastante, por volta de três a quatro semanas.

BROMÉLIA para atrair fartura financeira.
Existem mais de 50 gêneros com cerca de 3 mil espécies. Lembre-se que as epífitas são acostumadas a terem suas raízes descobertas, então quando no vaso, permita a boa drenagem, evite o uso de vasos de plásticos ou cerâmica esmaltada, dificultam a respiração das raízes, favorecendo a retenção da água das regas dentro do recipiente. Vasos muito grandes devem ser evitados devido ao acúmulo de água que pode ser prejudicial as raízes e a proliferação do mosquito da dengue. As Bromélias são capazes de grande absorção por suas folhas, por isso a adubação líquida é recomendável por ser bem eficiente.

CACTOS E SUCULENTAS cortam qualquer efeito negativos no ambiente (suculentas foto abaixo).


A utilização de suculentas e cactos tem sido cada vez mais freqüentes no paisagismo. As suculentas são plantas que acumulam água em um ou mais de um dos seus tecidos. Por serem de regiões secas precisam de uma reserva para os longos períodos de estiagem. Elas podem armazenar água nas raízes, caules, troncos, folhas etc. Por isso muitas vezes elas apresentam folhas, troncos ou o caule "gordinho" cheio de água, daí o nome "Suculentas. As espécies de suculentas são em torno de 22.000, sendo 2.000 espécies de cactos.
As suculentas não são uma família mas um grupo de plantas. Algumas famílias como a das cucurbitáceas (abóboras) possuem espécies que são suculentas, mas não todas. Fazem muita confusão também entre cactos e suculentas. Os cactos são de uma família do grupo das Suculentas (Cactaceae). Todo cacto é uma suculenta mas nem toda suculenta é um cacto. Alem da menor necessidade de regas, porem boa luminosidade, a floração dos cactos e suculentas é de rara beleza sendo que alguns como o nosso mandacaru se intensifica durante a noite.

FAÇA O QUE DIGO: Na minha casa, tenho oito vasos separados com cada uma das plantas acima citadas (poderiam ser sete). Assim, respeito o ciclo de cada uma, já que cada planta tem uma necessidade diferente (luz x sombra, muita água x pouca rega e etc...). A natureza fica próxima, a casa fica protegida, e o interage bem com a decoração.


Pesquisas feitas na internet.