segunda-feira, 28 de setembro de 2009

RUY OHTAKE - HOTEL UNIQUE (SÃO PAULO - SÃO PAULO / BRASIL)

O Hotel Unique em São Paulo (SP), Brasil, projeto do arquiteto paulista e designer de móveis Ruy Ohtake é único, suas cores preto, branco e nuances de azul, o hall monumental, um terraço fabuloso, sua forma que seduz.
Os desavisados quando olham acham que estão vendo um barco, outros uma melancia, quando o ví, o que me chamou a atenção foram suas cores: o preto, o branco e as nuances de azul. As curvas, as quatro placas de concreto afundadas nos vãos de vidro.

Considerado pela mais importante revista de turismo do mundo, Condè Nast Traveler, em artigo do crítico Paul Goldberger, como uma das “Sete maravilhas do mundo no início do século”. Tem seis andares e conta com noventa e cinco suites.

A forma da arquitetura de Ohtake traz polêmica por não se tratar na verdade de uma forma pré-estabelecida. Um semicírculo não é uma forma por si só já definida.

Com suas obras Ohtake despertou no público leigo um interesse pelo que estaria acontecendo com a cidade, por que as novas formas e a essência do projeto dele pede a pintura em preto de uma parede ou fachada, e não esta vinculada a um tipo de arquitetura transitória.

Sito à Avenida Brigadeiro Luis Antonio, nº4700, São Paulo - SP / Brasil.



Fonte: pesquisas feita na internet.