segunda-feira, 9 de novembro de 2009

OPENBARE BIBLIOTHEEK AMSTERDAM (OBA) - HOLANDA

Reinaugurada em 2007 e com 30 mil metros quadrados, a Biblioteca Central da Rede Pública de Bibliotecas de Amsterdam é a maior biblioteca em área da Europa. À totalidade das bibliotecas públicas da capital holandesa se dá o nome de Openbare Bibliotheek Amsterdam (OBA).


A Biblioteca Pública de Amsterdam tem diversas unidades na cidade, além de emprestar livros, também tem DVDs e softwares para alugar. Você precisa apenas ter a carteirinha: 24€/ano para quem tem entre 23 e 64 anos; 14,50€/ano para quem tem entre 19 e 23 anos; menores de 19 anos e acima de 65 anos, grátis com stadspas, comprovante de residência e alguma identidade.


Qualquer pessoa pode consultar jornais e revistas de diversas partes do mundo e todo o acervo de livros no local. Não precisa deixar a mochila na porta, nem ninguém vai te revistar para ver se você está com água na bolsa (não pode beber lá dentro por motivos óbvios). E se você estiver disposto a se cadastrar é na hora e on-line. Se quiser pode usar a rede wi-fi deles gratuitamente.


As fotos que estão postadas aqui, é da unidade central, na Oosterdokskade 143, em frente ao famoso restaurante flutuante chinês (o Sea Palace) e pertinho do NEMO tem toda uma arquitetura moderna e decoração que faz você se sentir dentro de um iMac. Oferece um ambiente bem legal para estudos e leitura.











































O último andar tem restaurante self-service, e um terraço onde você pode apreciar a bela vista de Amsterdam enquanto come algo ou toma apenas um cafézinho.