terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A ARTE DE CECILIA MACHADO NOS TAPETES ARTEZANAIS

Em Muzambinho (Minas Gerais), a designer Cecilia Machado cria, junto com seu sócio Pedro Coimbra, tapetes feitos a mão, que inclui também como mão-de-obra a população carcerária da região.  Os produtos que são feitos de tramas de palha combinam com o ambiente de qualquer casas, seja na praia, montanha ou cidade, além de varandas e salas de jogos.


Já os de couro são tecidos com tiras finas, entrelaçadas, que formam desenhos que lembram a simbologia oriental, e são ideais para ambientes mais clássicos.


Os tapetes de *tabôa  têm acabamento refinado, sofisticado, para serem usados EM QUALUER AMBIENTE.

Gostosos de pisar com os pés descalços, deixam leve cheiro de palha no ar! Conferem toques mais rústicos, que combinam perfeitamente com decorações sofisticadas, realçando bastante qualquer espaço.

Recebem bom acabamento e tratamento impermeabilizante e anti-insetos durante sua confecção, que é totalmente manual. 

Os mais originais são feitos de EVA (um material emborrachado das solas das sandálias de dedos). Os tapetes deste material são trançados também a mão e têm a vantagem de serem resistentes e antialérgicos, além de produzidos em cores variadas. Graças a sua resistência à água, a sugestão é utiliza-los sobre gramados, bordas de piscinas e beach-lounges.




Tabôa (Typha domingensis) é uma planta aquática típica de brejos, manguezais, várzeas e outros espelhos de águas. Mede cerca de dois metros e na época de reprodução apresenta espigas da cor café contendo milhões de sementes que se espalham pelo vento. Encontra-se espalhada por todo o mundo, sua fibra, durável e resistente, pode ser utilizada como matéria-prima para papel, cartões, pastas, envelopes, cestas, bolsas e outros itens de artesanato.