quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO E SEU ENTORNO (RIO DE JANEIRO - BRASIL).

Um marco na arquitetura brasileira, projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx é o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro - Brasil). Um espaço que conta com cinemateca, biblioteca, restaurante, café, livraria e área para shows.

No seu entorno, Affonso Eduardo Reidy projetou também o aterro do Flamengo, que é uma das principais referências modernas brasileiras de uma arquitetura pública. 

E bem próximo fica o aeroporto Santos Dumont.




Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, projetado no ano de 1953, é um exemplo de resposta inventiva do arquiteto às demandas de uso, do lugar e da construção.

A estrutura externa em pórticos que atiranta a laje do segundo pavimento permite a liberação integral do pavimento e a abertura integral dos espaços internos, descortinando a paisagem da Baía da Guanabara.










A solução do apoio em “V” equilibra os esforços na base do pórtico por gerar um momento contrário devido ao apoio da laje arqueada do 1º pavimento no segmento menor do pilar.





Esse recurso em "V"  torna a estrutura mais esbelta pela redução da resultante de momento fletor na base do pórtico, sugere um conhecimento consistente do comportamento das estruturas por parte do arquiteto, gera economia em relação a outras soluções menos engenhosas e resulta na forma final do edifício. 



  



Pesquisa feita na internet.