sábado, 9 de janeiro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS - COMO ILUMINAR OS COMODOS DA CASA

PERGUNTA POR E-MAIL DE CLERISTON DUTRA:
" - Olá... Quero dar um efeito especial na minha morada com iluminação, como devo fazer? Me ajude por favor. Bye. - "
RESPOSTA DE ARQUITHELMA:
" - Sempre recomendo que contrate um profissional arquiteto ou engenheiro que seja especializado em iluminação, temos muitos profissionais bons no mercado e o valor nem é tão caro. Decorar uma residência não significa apenas comprar móveis e objetos valiosos e sofisticados e distribuí-los pelos ambientes. A decoração de uma casa exige também um projeto bem elaborado de iluminação para destacar e valorizar os móveis e objetos.

Por isso, antes de começar a pendurar lustres no teto, é preciso definir qual será a utilização de cada espaço, se é para trabalhar, ler, relaxar, dormir.

A luz central de um ambiente deve ser a mais forte, mas é interessante instalar luzes periféricas como auxiliares, como spots, arandelas, colunas, abajures. Os abajures são essenciais em ambientes mais aconchegantes, como o quarto.

Os spots, que produzem uma iluminação direcionada, são usados para leitura e iluminação de objetos, como quadros.


Pequenos detalhes fazem a diferença porque dão conforto visual e deixam os ambientes mais agradáveis.
                                           
Uma luz refletida na televisão, uma sombra durante a maquiagem ou a barba são incômodos que podem ser evitados apenas com a colocação correta de um spot, por exemplo.


                   Também deve-se levar em conta o material e as cores de luminárias, porque eles podem refletir a luz e atrapalhar a iluminação.

Para quem gosta de ler em espaços diferentes da casa a sugestão é usar luminárias que possam ser transportadas de um lugar para o outro com facilidade e que fiquem atrás e um pouco acima do leitor com o foco no livro.

Já na sala de TV, a dica é iluminar suavemente a parede atrás ou em volta do aparelho para que a luz não reflita na tela.

Para as casas com pé direito baixo, as luminárias em estilo coluna iluminam de baixo para cima e dão impressão de que a parede é mais alta.

Os lustres com luzes para cima devem ser usados em tetos brancos para que a luz reflita e ilumine bem o ambiente.


A luz direta de um lustre central no teto cria um cenário homogêneo, que, apesar de menos interessante, é necessário para ocasiões de cerimônia.

Lâmpadas embutidas em sancas, abajures e arandelas são recursos para criar um jogo de luzes indiretas, adequado a uma conversa entre amigos ou para a hora do relax.

Spots e luminárias dão destaques a certos objetos.

No canto de leitura, luminárias articuláveis com lâmpada potente a 50 cm do livro.

Sobre a mesa de jantar a luminária deve ficar a uma distância de 80 cm.

A cor (tonalidade) da lâmpada também influencia no conforto.

Poucos consumidores sabem, mas as lâmpadas fluorescentes podem ser produzidas nas tonalidades amareladas, azuladas ou neutras e cada uma delas têm sua propriedade.

A branca-amarela é indicada para quartos e salas, já que remetem a conforto e aconchego e passam a sensação de tranqüilidade;

A branca-azulada é indicada para banheiros e cozinhas, pois passam uma sensação de limpeza e frescor e mantêm as pessoas mais ativas; 


E a branca-neutra torna os ambientes claros sem interferir nas atividades exercidas no local.

Espero que as dicas dadas acima lhe ajude... Tchauzinho e boa sorte! - "

Pesquisa feita na internet