sábado, 23 de janeiro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - PERGUNTAS E RESPOSTAS - MOVEIS ANTIGOS

PERGUNTA POR E-MAIL FAMÍLIA ABREU:
" - Navegando pela net descobri seu blog, agora pedimos sua ajuda. Meu marido herdou dos avós dele alguns movéis antigos, somos jovens e queriemos nossa casa com uma decoração descolada e cheia de inovações. O que fazer?!!Bitocas... - "

RESPOSTA:
" - Esses movéis antigos estão atuais, vintage esta na moda, o tempo passa, o tempo voa, mas as décadas passadas continuam em alta nos móveis, a mistura do antigo com o novo dá um toque de ousadia na decoração. Podem ocupar um espaço na sala como bar, no vestíbulo como aparador, comoda no quarto e etc... O movél antigo pode ser restaurado, fazer colagem com espelhos, tecidos, ou dar uma pintura especial e etc... Abaixo fotos com várias ideias, viaje no tempo e dê um toque cool à sua decoração. Boa sorte! - "  


Vamos começar com essa poltrona que é uma releitura dos modelos da década de 40. Olha acabamento torneado dos pés que dá esse toque retrô à peça.
                 
Os pés-palito entregam a referência do estilo deste banco.


A inspiração é clássica, mesa lateral com pés-palito em madeira tonalizada, com a poesia do mapa de Paris no tampo utilizando à moderna tecnologia da impressão digital.

 
Você sabe o significado da palavra vintage? Ao pé da letra, o termo em inglês quer dizer “safra de vinho”, ultrapassou esse sentido e ganhou novo significado no mundo da decoração e da moda: onde vintage designa peças do século 20 que se tornaram referência de uma época. São objetos que nossos pais e avós tinham e que agora voltam repaginados para marcar presença em nossa casa.


A cadeira ficou bem com a pintura ebanizada (que também foi dada no piso), tecido emborrachado com estampa floral, e parede em laca branca com o adesivo do gato fazendo uma composição de contraste e harmonia.


O espelho consegue agregar beleza e versatilidade, faz com que qualquer peça possa ser incorporada na decoração.


Esse aparador requintado e luxuoso com detalhes marcantes em estilo rococó, com detalhes rebuscados, Luiz XV ficar super moderno por conta dos complementos.



No estilo mais sóbrio Luiz XVI, mesmo usando tons mais sóbrios, ninguém erra usando uma peça com essa na decoração.


O móvel-bar é uma cômoda estilo Luís XV, serve como apoio para o bar, tem pintura especial.


Cômoda-bar antiga, pode ser colocada na sala, basta dar um toque de modernidade ao laquear a caxeta (cor grafite), igual a parede.   


Não é só a pintura que remoça um móvel antigo. Essa cômoda foi transformada quando revestida com tecido usando cola branca.
 

Aqui já é um mix, patina nas laterais e na frente da comoda tecido colado, alegre e jovial.


Cômoda-bar  estilo Luís XV com pintura em laca francesa, que reproduz um tipo de tinta usado pelos franceses desde o século 19”, aplicação feita a mão, depois é feito um tratamento de envelhecimento. O resultado é pintura com textura, que parece gasta.  
 

Móvel alto, sem as portas, pintado em dois tons, transformado em bar.

 
Depois da pátina, puxadores modernos, a comoda vai para a sala.


Essa peça em madeira com mais de 100 anos foi lixada, envernizada, o toque moderno ficou por conta do tecido florido colado no tampo.


Esse móvel tem a madeira trabalhada de forma artesanal típico dos anos "60" pode ser colocado na sala de estar como mesa lateral.  
 

Comoda funcionando como criado-mudo, laqueada e os motivos florais pintados a mão.  
 

Tudo é influência, essa comoda antiga patinada na cor branca decora lindamente um quarto para menina, o efeito ficou especial e encantador.


Comoda repaginada pintura em dois tons, branco e amarelo, a frente das gavetas em madeira.


Cômoda aparador  estilo Luís XV, com tampo em mármore carrara, na hora da aplicação da pintura patina foram retirados os enfeites para ficarem no tom da madeira original e posteriormente recolocados.



Pesquisa feita na internet.