quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

IDÉIAS LUMINOSAS

Depois de tanto capricho na decoração, a beleza do ambiente merece ser iluminada. A intensidade e a posição dos pontos de luz ajudam a conseguir efeitos como aconchego, impressão de um espaço maior e destaque para determinadas áreas.



Essa lâmpada pixelizada parece um enfeite de parede mas não é. Ela é uma lâmpada de verdade, para iluminar. Idéia do designer Marcus Tremonto ela é feita com papel eletroluminescente, mas você ainda não pode comprá-la, é apenas um conceito. Para ver outras invenções de Marcus clique em:



O designer Benjamin Hubert usando materiais reciclados criou a Float Lamp. Luminária feita com cortiça reciclada das fábricas de rolhas para garrafas de vinho. Criada para a marca de design dinamarquesa Unique Copenhagen. Esta luminária ecologicamente correta criou um novo olhar além de ter um toque ambiental já que para fabricar a Float Lamp é usado cortiça que iria parar nos aterros.




O lustre "En Pieza Volvik Lamp" é feito em "cristais" que são centenas de canetas Bic Cristal, arranjadas em 4 camadas. As bics ficam penduradas em franjas e este lustre é uma edição limitada, de 30 peças, à venda pela bagatela de US$ 1000.


Luminária pendente Zettel’s, criação do alemão Ingo Maurer, de 1998, feita de papel arroz, aço e vidro. É uma releitura dos lustres de cristal; os pingentes são substituídos por folhas de papel com poemas, desenhos e aforismos em diferentes línguas. O centro da peça tem um bulbo de luz que se encaixa no cilindro de aço central. Ao redor dele ficam hastes de aço com os papéis grampeados nas extremidades, semelhante a um móbile. O melhor é a interatividade. O conjunto tem 31 folhas de papel impressas e outras 49 em branco, para você mesmo completar.




Desenvolvidas pelo designer Ferrucio Laviani, os pendentes estão à venda na Kartell. São côncavos, em poliuretano o que difunde uniformemente a luz. Com 0,90 m de diâmetro x 0,22 m de altura, possui sistema de regulagem de altura. Ao fundo, luminárias Toobe, do mesmo material, medem 0,20 m de diâmetro x 1,70 m de altura. Desenvolvidas pelo designer Ferrucio Laviani, também à venda na Kartell.


Design de sonhos esse abajour de vidro da Holmegaard.


Luminária francesa da Bleu Nature, uma sociedade de artesãos criada pelo designer francês Frank Lefebvre, em Lille, cidade do norte da França em 1995, focada principalmente na criação de objetos utilitários ou decorativos feitos a partir das madeiras flutuantes, aqueles pedaços de pau porosos, com jeito de “gastos”.


Criação de David Olschewski essa Luminária feita com pregador de roupa.




Luminária de mesa que provoca um efeito de espetacular de luz. 30 cm de diâmetro; em garrafas PET transparentes; detalhes em abraçadeiras de nylon pretas; instalação elétrica com cabo flexível na cor cristal e base em alumínio fundido na cor natural.



Arandela linda, com design rústico e versátil, a peça é feita a partir de material bruto do tronco da bananeira. Os coquinhos nas laterais aprimoram a decoração. Da Banana da Terra. 




Essa arandela é a "clutch Ligth" criação do design escocês Scott Jarvie, são 10 mil canudinhos agrupados numa esfera, com emissores de luz nas laterais. A superficie refletora interna dos canudos transmite a luz de maneira direcionada.
                                                      http://www.scottjarvie.co.uk/




A Dupont lançou a Illumination Series, corian que é ultrapassado pela luz, para colocar em paredes e tetos dá um efeito espacial.



A chegada dos LEDs ao mercado é considerada uma revolução na área de iluminação, desde a invenção da lâmpada por Thomas Edison, em 1879. Vendido em rolo, faz maravilhas, veja a foto abaixo.

Viva a tecnologia e a novidade, facilitando a iluminação em forros e em pisos.


Pesquisa efetuada na internet