segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PARQUE DO IBIRAPUERA - SÃO PAULO (SP) / BRASIL

A região do Parque do Ibirapuera em São Paulo (SP) - Brasil, era uma área alagadiça (Ibirapuera significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi) de chácaras e pastagens.

Em 1927 o funcionário da prefeitura Manequinho Lopes organizou o plantio de centenas de eucaliptos australianos, para drenar o solo e eliminar o excesso de umidade.

Em 1951, foi instituida uma comissão e o arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar, Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico.

O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São paulo em 21 de agosto de 1954. É o parque mais freqüentado de São Paulo e com o maior número de atrações.




Tem Planetário, o Museu de Arte Moderna, o Pavilhão da Bienal, o Pavilhão Japonês e o Viveiro. Há várias áreas para atividade física, ciclovia, 13 quadras e playground.




Desde a sua inauguração, em 1954, a Marquise do Parque do Ibirapuera nunca tinha passado por uma reforma, o que esta acontecendo atualmente.

Saõ 25 mil m² de área coberta a Marquise tem importância ímpar no complexo, como descreve Yves Bruand, no livro “Arquitetura Contemporânea no Brasil”:
“Pode parecer estranho que, num conjunto arquitetônico como o do parque Ibirapuera composto de vários pavilhões cuja importância já foi ou será sublinhada, possa-se considerar uma marquise, embora sendo gigantesca, como o elemento de base da composição. Mas o fato é indiscutível. Ela é o verdadeiro traço de união entre os edifícios; o gabarito, a plástica e a disposição destes foram calculados de modo a obter um equilíbrio; nenhum deles devia sobressair, impor-se aos demais, eles deviam existir apenas em função de um todo, cuja parte central era, sem dúvida, o meio de ligação constituído pela marquise”.

http://www.parquedoibirapuera.com/

Nota de arquitetando com Thelma: Este post sobre o Parque Ibirapuera foi para lembrar que hoje a cidade de São Paulo completa 452 anos, querendo ver mais acesse o site abaixo e faça um"tour aéreo virtual¨pela cidade. Abraços!