segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

AEROPORTO INTERNACIONAL BRANDENBURG BERLIM (ALEMANHA)

A cidade de Berlim (Alemanha) tem um problema que cresce dia a dia, o tráfego aereo.
Os aeroportos existentes (Tempelhof, Tege e Schonefeld) foram considerados inadequados por não comportarem a demanda projetada para alguns anos, os dois primeiros aeroportos estão localizados próximos aos centros urbanos e não possuem áreas visizinhas para expansão. A única opção que restou foi o aeroporto Schonefeld localizado ao sudoeste de Berlim.  Com a ampliação o Aeroporto Internacional Brandenburg (também conhecido como BBI) terá capacidade para suprir as necessidades do tráfego aereo de Berlim. Tempelhof foi fechado em outubro de 2008 e Tege terá o mesmo destino em 2011.
1. Antiga pista de decolagem ao norte desativada;
2. Pista existente ampliada de 3.000 para 3.600 metros;
3. Futura construção da pista de decolagem ao sul com 4.000 metros de extensão;
4. Nova pista de taxiamento;
6. Novo terminal: 16 pontes de jato (capacidade inicial em 2011 de 22-25 milhões de passageiros);
7. Área destinada à ampliação gradual (construção de dois terminais satélites para no mínimo 40 milhões de passageiros);
8. Estacionamento;
9. Acesso via expressa;
10. Estação de trem subsolo do terminal.
A construção do novo aeroporto iniciou em setembro de 2006 e o término previsto para  fins de 2011. A obra da ampliação estimada em US$ 4.166 milhões.


O prédio terá área total de 220.000 m2 e terá sete andares sendo dois níveis no subsolo para infra estrutura ferroviária. Na inauguração o BBI terá capacidade para receber 22 a 25 milhões de passageiros por ano. Dependendo da demanda, o aeroporto poderá ser expandido modularmente para 40 milhões de passageiros.
O BBI terá um centro com cadeias de hotéis, área de varejo, cafés, bares, restaurantes e centros de conferência. Será equipado com novos portões, pistas de decolagem e pista de taxiamento capaz de receber super jumbos. A nova infra estrutura rodoviária e ferroviária facilitará acesso ao centro de Berlim (20 minutos_trem expresso e 30 minutos_carro/ônibus) e a várias outras localidades da Alemanha.
Berlin Brandenburg International Airport (BBI)