segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CASAS PASSIVAS

As casas ditas "passivas" são aquelas que utilizam o sol como fonte de energia. Sabemos que é o custo é elevado para transformar energia solar em energia elétrica, e não deveria ser pelo menos aqui no Brasil (principalmente no nordeste), pois nosso país é abençoado pelo clima. Quando vamos acordar?!!

O conceito de casa passiva é uma combinação de medidas: Aproveitamento da energia solar e do calor produzido internamente numa moradia proveniente de eletrodomésticos, lâmpadas e até do corpo humano; Projeto arquitetônico prioriza a colocação de janelas orientadas para melhor ganho de luz solar; Vedação eficiente de janelas e frestas usando materiais isolantes e sistemas de ventilação para manter a qualidade do ar e Super isolamento nas casas para evitar a transferência de calor pelas paredes.

Os primeiros edifícios construídos no mundo de acordo com esta concepção, Passivhaus, foram projetados na Alemanha em 1996. Seguindo um “Pacote de Planejamento Passivhaus” (PHPP), pode-se reduzir em cerca de 90% o consumo de energia exigido normalmente por uma habitação. Na Alemanha, as casas passivas custam apenas entre 5% e 7% mais para serem construídas que as casas convencionais.
Para olhar o que a Europa está fazendo com Passive desenho de casa, verifique os dados do Instituto Passivhaus's. Veja abaixo Casas Passivas construídas na Alemanha e nos Estados Unidos:


1.ALEMANHA
1.1 - Conjunto Kronsberg-Hannover:
Patrocinado pela Comisão da União Européia (IEEA), habitadas e monitoradas pelo programa CEPHEUS do Passive Haus Institut (link abaixo), as 32 casas desse conjunto habitacional, com ventilação eficiente capaz de recuperar o calor gerado pelos moradores, com pontos de entrada de ar e exaustão
Em têrmos arquitetônicos ficam a desejar, lembram muitos os condomínios que temos em Salvador em alguns bairros da orla maritima, pelo menos nas da Alemanha a prioridade é o desempenho energético, alto nível de conforto térmico e ótima qualidade interna do ar.
A inércia térmica dessas casas sentimos pela conbertura, veja que não existe cantoneira metálica para reforço entre o telhado e a parede. Telhado vivo tipo "extensivo" que ganrante um bom controle da temperatura.

***************

1.2 - Casas no Distrito de Kranichstein:
Olhando a fachada não se vê nada de incomum na fileira de casas, mas elas são parte de uma revolução de design: não há válvulas de fluxo de ar, pisos frios, nem lareira. Na casa de Berthold Kaufmann, existe um radiador de reserva para uma emergência, e de outros que adotaram este design obtêm todo o calor e água quente necessários a partir de uma quantidade de energia suficiente para fazer funcionar um secador de cabelos.
A casa utiliza cerca de um doze avos da energia consumida para o aquecimento de uma residência similar de construção tradicional. Essa moradia passiva que fica próxima a Frankfurt, utiliza isolamento espesso e portas e janelas complexas, o arquiteto cria uma casa envolta por uma “casca” selada, de forma que a quantidade de calor que escapa e de frio que entra é diminuta.


2. USA
2.1 - As casas 100k - Filadélfia:
Ess projeto recebeu menção honrosa na premiação dos melhores em arquitetura americana de 2009, realizado pela Architect Annual Review Design, criado pelo Interface Studio Architects, Filadélfia (USA), é o "100K", residência com 120 m2, feita com painéis de fibrocimento.
Construída pela Post Green Houses num prazo de 3 meses, custo de U$ 100 mil (inviavél pata os padrões brasileiros), pode ser concebida como um grande loft ou ter uma planta tradicional para uma família com filhos.

A idéia de desenvolver o projeto teve início em 2007 e partiu da falta de opções para residências eco-eficientes com bom padrão de acabamento.

***************

2.2 - Reforma Residência - Berkeley:
O arquiteto Nabih Tahan, da Califórnia está terminando a construção de uma das primeiras casas passivas nos Estados Unidos para sua família. Ele dirige um grupo de 70 arquitetos e engenheiros da região conhecida como "Bay Area" que trabalham para encorajar a adoção mais generalizada desses padrões.
Esta é uma receita energética que faz sentido para a população”, diz Tahan. “Por que não reutilizar este calor que você obtém gratuitamente?”.




***************

2.3 - Smith House - Illinois:
Projetado / construído: Katrin Klingenberg e eco-laboratório, entre os anos de 2002-03.
Arquitetando com Thelma: Arquitetos em diversos países, na tentativa de atender aos novos padrões de eficiência energética, como o estabelecido pela Liderança em Design Ambiental e Energético, (EUA), estão projetando casas com melhor isolamento e dispositivos mais eficientes. Eles também estão utilizando fontes alternativas de energia, como painéis solares e turbinas eólicas.

Pesquisa feita na internet.