sábado, 20 de março de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA: COMO CUIDAR DAS PLANTAS DENTRO DE CASA

PERGUNTA POR E-MAIL DE LUANA MESQUITA:
" - Adoro plantas, o grande problema é que nunca sei como cuidar, e qual a adequada para dentro e para fora de casa. Esclareça minha dúvida para meu lar ficar florido... - "

RESPOSTA:
" - Também amo as plantas, por isso mesmo fiz um curso de especialização na Escola de Belas Artes da  Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Paisagismo e Jardinagem, para ter os cuidados adequados, cuidar e fazer belos ambientes verdes. Abraços e boa sorte!- " 
As plantas animam o ambiente, melhoram a oxigenação da casa, renovam energias e dão à decoração um toque intimista. Antes de se apaixonar e querer levá-las para casa, é importante você saber sobre os tipos de planta, se gostam de luz ou não, sol direto ou indireto. Saiba os cuidados que devem ser tomados para que as plantas fiquem viçosa e floresçam.
Observe o biotipo da planta ou da flor que traduz se ela aguenta ou não ficar exposta ao sol, ao frio, à chuva e à seca. Uma planta verde escura, com folhas largas, ou xaxins, costumam reter mais água, por isso são inchadas e gostam mais de ambientes úmidos. E vice-versa, plantas com caule longo e fino adoram o calor. Mas a regra não é sempre clara. Por isso é sempre bom perguntar para quem entende.
Algumas plantas se dão bem à meia sombra e em ambientes úmidos:
Orquídeas, Xefleras, Phicos e Suculentas, Bonsais, Bromélias…

Outras plantas que vão bem em sacadas, jardineiras, onde a incidência de luz maior: Ervas em geral - você pode fazer uma horta na jardinheira, plantas de folhas e caules finos, palmeiras, frutíferas.

Alguns cuidados para cultivar plantas e flores em vasos:
Plantar: O vaso deve ter boa drenagem, possibilitando o escoamento do excesso de água, quando houver. Para isso, ao preparar o vaso para receber sua planta, coloque no fundo bolinhas de argila, depois uma camada de xaxim de côco ou manta artificial. Depois, com 1/3 do vaso preenchido, coloque a terra e a muda da planta. Complete com terra e regue.
Terra: Deve ser boa e fértil, adubada com matéria orgânica e boa aeração. Use a proporção de 20% de adubo e o restante de terra. Para facilitar, compre a terra já preparada em lojas do ramo, depois de seis meses faça uma remexida nela com pó de osso ou adubo orgânico. 

Temperatura: A temperatura ambiente é importante e pode variar mesmo dentro de um apartamento. Os locais muito quentes devem ser evitados, da mesma forma que locais frios. As plantas mais cultivadas em apartamentos se desenvolvem melhor em temperaturas mais altas, entre 20 e 25ºC.
Rega: As plantas precisam de água duas vezes por semana, a exceção é se o clima for muito seco ou muito frio. Observe o pratinho para saber quando é hora de regar, prefira os vasos de cerâmica aos de plástico, coloque a mão para sentir a umidade do vaso. Se estiver seco e quente, sem água no pratinho, é hora de regar!
Pesquisa feita na internet.