sexta-feira, 30 de abril de 2010

VAMOS CONHECER ALGUMAS FORTIFICAÇÕES EXISTENTES NO BRASIL?

Vamos conhecer algumas fortificações militares existentes no Brasil? Pode ser no final de semana ou nas férias. Vamos mergulhar na história do Brasil. Fortalezas e fortes estão na origem das nossas principais cidades, espalhadas ao longo do nosso imenso país, seja no interior ou no litoral brasileiro. Citarei alguns fortes, depois elaboraremos o roteiro:
Começemos com o Forte de Santo Antônio (1) (Farol da Barra) e seu Museu Oceanográfico, ou Forte de São Marcelo (2), ambos em Salvador; depois temos o Forte Príncipe da Beira (3), Rondônia e o Forte de Coimbra (4), Mato Grosso do Sul.
Depois vamos conhecer a Fortaleza de São José(5), Macapá; o Forte dos Reis Magos(6), Natal; o Forte das Cinco Pontas (7) e seu Museu da Cidade, Recife; o Forte de Copacabana (8) e o seu museu militar, Rio de Janeiro, ou ainda o Forte de São Mateus (9), Cabo Frio. Passando por São Paulo, vamos à Fortaleza de Santo Amaro(10), Guarujá e, um pouco ao sul, no Paraná, tem a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (11), construída na Ilha do Mel. Isso para falar apenas em algumas das dezenas de fortificações existentes no Brasil, entre mais de 600 estruturas defensivas construídas ao longo dos últimos 5 séculos, e que ajudaram a consolidar os limites do território brasileiro.
É tão bom um banho de cultura e história do Brasil, teremos ainda encontro com a natureza deslumbrante, pois nossas fortificações estão quase todas situadas em estuários de rios, em ilhas e belas praias. Vamos valorizar nosso patrimônio cultural e aproveitar bastante o passeio.

Forte de Santo Antônio(1) e seu Museu Oceanográfico, Salvador - Construção iniciada em 1536 pelo primeiro donatário da Capitania da Bahia, Francisco Coutinho, formato originalmente de torre com dez lados. Ampliado e reformado várias vêzes, fica em uma posição estratégica. Considerado a primeira fortaleza erguida no Brasil, abriga o Museu Náutico, com  acervo constituído de mapas, equipamentos de navegação, maquetes de antigas naus, caravelas portuguesas e espanholas, e achados do Galeão Sacramento, afundado na entrada da Baía de Todos os Santos.

Forte de São Marcelo(2), Salvador - Localização especial, é o único que fica no meio da Baía de Todos os Santos e para chegar lá, só de barco. Atualmente funciona no forte um museu. A estrutura circular lhe confere um aspecto parecido com o de uma arena solta no meio do mar. Só a vista em 360º da cidade, da baía e da Ilha de Itaparica já vale a visita.                                                                  
                                                                               
               
Forte Príncipe da Beira (3) Rondônia - Fica no município de Costa Marques. Construção faraônica dentro da floresta amazônica e monumento histórico mais antigo do estado, localizado à margem direita do rio Guaporé, fronteira entre o Brasil e a Bolívia. Com 970 metros de extensão e 10 de altura. Construído a mando do Rei de Portugal com objetivos militares, mas, nunca serviu para tal finalidade. Obra iniciada:1776 e concluída: 1783.

Forte de Coimbra (4) - Construído em 1775. Fica às margens do Rio Paraguai, a cerca de três horas de barco de Corumbá.


Fortaleza de São José de Macapá (5) - Em 1764, ano em que suas obras foram iniciadas, o objetivo era que a fortaleza evitasse invasões estrangeiras, assegurando a conquista da Amazônia aos portugueses. 127 mil m² de edificações internas e muralhas feitas de pedra e cal de 15 m de altura, abrigam o “Quartel da Tropa’’, Hospital, ‘’Casa do Capelão’’, Capela, ‘’Casa do Comandante e Paiol da Pólvora’’, ‘’Casa da Palamenta’’ e ‘’Casa da Farinha’’. Concluído em 18 anos, e sua planta é em formato poligonal quadrangular.


Forte dos Reis Magos (6), Natal - Edificado em 1598. Foi ocupado pelos holandeses, quando tomou o nome de Kastell Keulen. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é um dos principais pontos de visitação turística do Estado.


Forte das Cinco Pontas (7) e seu Museu da Cidade, Recife - Construído em 1630 pelos holandeses, recebeu o nome de Frederik (homenagem ao príncipe de Orange). Chamado pelos portugueses de Forte das Cacimbas (devido sua estratégica posição na defesa dos poços de água potável e do açúcar da região). Depois passou a se chamar Forte das Cinco Pontas, já que sua construção era pentagonal. Durante uma restauração, uma das pontas foi retirada, hoje, o forte tem quatro extremidades. Esta fortificação foi a última construção flamenga na cidade. Serviu de prisão e quartel-general. Hoje funciona o Museu da Cidade do Recife, inaugurado em 1982, dedicado à memória iconográfica da cidade.

Forte de Copacabana (8) e o seu museu militar, Rio de Janeiro - Construído em 1914 para ser mais um ponto de defesa da Baía de Guanabara, abriga hoje o Museu Histórico do Exército e a tradicional Confeitaria Colombo. Proporciona aos visitantes uma das mais belas vistas da Praia de Copacabana. Na cúpula de dois dos maiores canhões do Forte, ainda é possível ter a visão da Praia do Diabo.


Forte de São Mateus (9), em Cabo Frio - RJ. Construído, em 1617 pelo Governador-Geral do Brasil Luís de Sousa, com traço do Engenheiro-Mor e dirigente das obras de fortificação no Brasil, Francisco de Mesquita.
                                 
Fortaleza de Santo Amaro(10), Guarujá (SP) - Tem o Circuito do Forte, que fez parte de um marco na história, época da chegada dos Padre Anchieta e Manoel da Nóbrega ao país. Com visitação por quatro Fortes: Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, Forte dos Andradas, Fortaleza de Itapema e Forte de São Luíz.


Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá (11) - Paraná, Ilha do Mel, litoral do Estado. Construída entre 1767 e 1769, na então Ilha da Baleia, como era conhecida, é o resultado do trabalho de 50 operários e alguns escravos - conforme relatos da época, destinada a defender a Vila de Nossa Senhora do Rosário de Paranaguá de possíveis invasores.
Pesquisa feita na internet.