sábado, 1 de maio de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - COMO CONSTRUIR SEM PREJUDICAR MAIS O PLANETA

PERGUNTA POR E-MAIL DE HACHID PIRES:

" - Depois de ver tanta chuva alagando tantas cidades, vulcões impedindo o trafego aéreo, a fúria dos mares, enfim, tantos problemas entre a natureza e o homem, quero construir minha casa usando produtos eco-sustentavéis e tendo atitudes politicamente correta. O que você acha?!! - "

RESPOSTA:
" - Palmas para você... No Brasil, a arquitetura sustentável - ou ''ecoeficiente'', ainda está engatinhando. Ainda bem que já existem pessoas, empresas e profissionais preocupados em incorporar na vida e em seus projetos as soluções que minimizem o impacto ambiental.
Podemos sim ser menos agressores do meio ambiente, abaixo vou apenas listar algumas medidas que podem e devem fazer a diferença:

1. Aquecimento solar ao menos para os chuveiros, nos dias muito frios pode ser combinado com um boiler;


2. Ambientes pouco iluminados, clarabóias é a solução;

3. Evita o uso de ar-condicionado, na hora de construir deixe um espaço ventilado entre o telhado e o forro

4. Em regiões muito quente, na face poente da construção, o telhado com um beiral largo para proteger esquadrias da incidência do sol;


5 - Janelas em paredes diferentes, de preferência no alto, possibilitam a ventilação cruzada. No poente, aberturas menores garantem luminosidade, mas não deixam passar o calor


6 - Grandes vãos para esquadrias que são voltadas para o nascente garantem uma boa iluminação natural;


7 - Use descarga de duas potências economiza água porque tem fluxos diferentes para resíduos líquidos e sólidos;


8 - Use tijolos que já vem com espaço para a passagem de tubulação, assim evitam que se quebrem as paredes para instalar os tubos e você diminui a geração de entulho;


9 - Use piso-grama (bloco vazado que permite o crescimento de grama) evita a impermeabilização do solo;


10 - Os sistemas de reutilização de água e de captação de água de chuva garantem uma boa economia e seu bolso e  a natureza agradecem.

E por último, a melhor de todas as dicas: contrate um profissional que tenha o mesmo olhar sobre a natureza que você, garanto que dessa parceria vai brotar os melhores frutos e fará seu sonho se tornar uma bela realidade. Boa sorte. - "


Pesquisa feita na internet.