domingo, 9 de maio de 2010

MUSEU AFRO-BRASILEIRO - TERREIRO DE JESUS (SALVADOR - BAHIA / BRASIL)

                 
Museu Afro-Brasileiro (Programa de Cooperação cultural entre o Brasil e países da África) localizado no Terreiro de Jesus - Centro Histórico, Salvador - Bahia (Brasil), foi inaugurado em 1982. Funciona no prédio da primeira Escola de Medicina do Brasil, da Universidade Federal da Bahia.
Acervo composto de peças da cultura africana, representativas da vida cotidiana, dos processos tecnológicos, do sistema de crenças, das manifestações artísticas e da tradição oral na África tradicional. São esculturas, máscaras, tecidos, cerâmicas, adornos, instrumentos musicais, jogos e tapeçarias.
Tem também objetos de origem brasileira, relacionados à religião afro-brasileira na Bahia, suas divindades e sacerdotes. São os atributos iconográficos, os adornos dos principais orixás e roupas de mães e pais-de santo de alguns terreiros de Salvador.
(Oxum talhada por Carybé)
Destaque especial o conjunto de talhas em cedro, do artista plástico Carybé, com dimensões de 2 por 3 m de altura, retratando 27 orixás e que constitui uma das mais importantes obras da arte contemporânea brasileira.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO: Seg a sexta das 9:00 às 18:00hs; Sábados e domingos das 10:00 às 17:00hs.
INGRESSOS: Adultos - R$5,00 (incluindo visita ao Museu de Arqueologia e Etnologia localizado no mesmo prédio); Crianças até 5 anos e Estudantes de escolas públicas e comunidade UFBA: gratuito; Idosos, Estudantes de escolas particulares e Jovens entre 6 e 12 anos: R$ 2,50.