segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ÓPERA DE ARAME - CURITIBA / PARANÁ (BRASIL)

A Ópera de Arame é uma sala de espetáculos projetada pelo arquiteto brasileiro Domingos Bongestabs e construída em 75 dias no ano de 1992.
Situado no Parque das Pedreiras, rua João Gava, bairro do Pilarzinho, Curitiba - Paraná (Brasil).
Integrada totalmente à paisagem por meio de sua construção em vidro e tubos de aço, de formato circular, lembra a fragilidade de uma construção em arame. Parcialmente circundada por um lago artificial, com cascata d’água e blocos de fundação apoiados diretamente na rocha.
Reformado em meados de 2006, seu auditório tem capacidade para 1.648 pessoas e ocupa uma área de quatro mil metros quadrados.
                     
O local é circundado por paredões de rocha.
O acesso se faz por uma passarela elevada sobre o lago.
Esse espaço é uma sala para espetáculos de qualquer natureza, ocupa a área de uma pedreira desativada, a qual, foi transformada em parque pela prefeitura local. 
                                         
A implantação da obra assumiu a diretriz de não interferir com a paisagem bastante característica do parque, integrando-a ao espaço.




A cobertura do teatro é em policarbonato translúcido, harmonizando integralmente a obra com natureza do local.
                                  
O arquiteto Domingos Bongestabs é um dos responsáveis por criar diversos edifícios-ícones de Curitiba, é também professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR.
Pesquisa feita na internet.