sexta-feira, 6 de agosto de 2010

VAMOS CONHECER O "MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ"- HIROSHIMA - JAPÃO

No dia 06 de agosto de 1945, cerca de 140.000 pessoas (quase metade da população) foram mortas na explosão da bomba ou nos meses seguintes (devido à radiação ou a queimaduras extremas) em Hiroshima - Japão.
 Existe no centro de Hiroshima o Monumento das Crianças à Paz, localizado no Parque da paz, exatamente onde caiu a bomba e nele está gravado:
"este é o nosso grito, esta é a nossa prece, construir a paz no mundo que é nosso."

Esse monumento é uma homenagem a todas as crianças que morreram quando do lançamento da primeira bomba atômica, conto aqui a história da menina Sadako Sasaki, que tinha 2 anos, quando esse fato aconteceu:
"Quando os americanos lançaram sobre Hiroshima a primeira bomba atômica, quase tudo foi destruído e arrasado pelo fogo. Sadako se encontrava a 2 km do local da explosão, aparentemente nada sofreu. Até que ao completar 12 anos sentiu-se mal e foi levada para um hospital onde descobriram que estava com leucemia (nessa época leucemia era chamada de doença da bomba atômica e muitas crianças que apresentavam os sintomas  morreram). Sadako assustada, começou a fazer dobradura de *tsuru, já que existe uma lenda que diz: o grou, ave sagrada no Japão, vive mil anos, e se uma pessoa dobra mil grous de papel, fica curada. Ela começou a dbrar os grous, apesar da leucemia que a enfraquecia e todos acompanharam sua determinação e paciência, mas, em 25 de outubro de 1955, ela montou seu último grou (644) e faleceu. Os amigos e colegas de classe resolveram montaram o restante e formaram um clube e arrecadar dinheiro para construir um monumento em memória de Sadako e de todas as outras crianças. Alunos de 3.100 escolas japonesas e de 9 outros países fizeram doações. Em 5 de Maio de 1958 conseguiram dinheiro suficiente para a construção desse monumento.

P.S.: O *tsuru simboliza a paz, sorte e longevidade, fazer mil origamis de tsuru, o chamado semba tsuru, significa um desejo a ser realizado: a recuperação do doente, a felicidade do casamento, a obtenção de um emprego. E até hoje, por causa desta crença, quando se pretende conseguir um objetivo os japoneses costumam fazer samba tsuru e ao final dos mil tsurus, o desejo costuma ser realizado.

P.S.1: Hoje, pessoas de todo o mundo enviam tsurus para o monumento a Sadako em Hiroshima no dia da paz (6 de Agosto). Em Washington, in Seattle existe uma estátua a Sadako. Para enviar 1000 tsuru para o Children´s Monument no parque da paz em Hiroshima, basta colocá-los em pacotes de 100 cada e enviar para: Office of the Mayor  (Hiroshima)  6-34 Kokutaiji-Machi  1 Chome Naka-ku, Hiroshima 730  Japan.

Pesquisa feita na internet.