sábado, 25 de setembro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMINHA - CABECEIRA PARA CAMA BOX

PERGUNTA DE RAY PONTES:
" - Acabo de comprar uma cama "box queen"(1,58 x 1,98 m), me envie algumas dicas: cabeceira ou painel de madeira? Beijos e bye... - "
RESPOSTA:
" - Que coincidência, minha cama também é box com as mesmas dimensões da sua. Tudo vai depender do espaço do seu quarto, da sua decoração e do seu gosto pessoal. Se não tem problemas com o tamanho do quarto, pode usar cabeceiras prontas. O painel ocupa menos espaço, terá entre 1,8 e 2 cm de espessura, enquanto uma cabeceira pronta costuma medir entre 5 e 8 cm. 
                        
Colocar espelho numa moldura e encaixar acima da cama box dá a sensação de que o espaço é maior.
Uma cabeceira de cama acolhedora, perfeita para qualquer ninho de amor.  em madeira contornando a cama box, acolchoado. 
A brancura é quebrada com tons de rosa da banqueta (que poderia ser caramelo). A cabeceira ganha mais vida nessa parede com textura e com a colocação desencontrada das tábuas.
Quarto branco clássico. Cabeceira em painel de MDF fixado à parede capitonê (de novo em alta) revestida de tecido (xantungue). Os abajures vermelhos ressaltam sobre os tons claros.
A luz indireta - feita por duas lâmpadas tubulares fluorescentes de 36 W e 1,20 m de comprimento - na cabeceira deu sofisticação ao quarto. 
Clima gosto foi criado nesse quarto pela luz indireta colocada atrás da cabeceira da cama.
O vermelho quebrando a hegemonia do branco (pode colocar a cor que mais lhe agradar, tipo azul ou verde). Nichos (30 x 30 x 4 cm) incrustados na cabeceira de MDF (4,02 m de largura x 2,13 m de altura x 0,10 m de profundidade).
Cabeceira em MDF laqueado, lembrando pequenos tijolos de madeira. Com uma prateleira de 20 cm (não deve ultrapassar 25 cm de profundidade, para que você não sinta o volume proeminente sobre sua cabeça). Como a cabeceira em geral tem 1,20m de altura, considerando pé-direito com 2,60m, a prateleira deve estar a 1,90m, centralizando a peça.
O realce da cabeceira da cama de gesso, com luminária de leitura, é dada pela cor marrom pintada nas paredes do quarto. Criado-mudo em madeira laqueada e dando um toque de aconchego, tapete de pele de carneiro.
Um painel de madeira clara, ocupando toda a largura da parede. Na parede, acima do painel, as cores seguem listras de dimensões diferentes na mesma ordem.
Painel de MDF acumulando as funções de cabeceira, estante, criado-mudo e disfarçe da viga existente no quarto. Estrutura modular formada por uma parte vazada e nichos que se abrem para guardar objetos.
Cama box com painel acolchoado de couro natural (2 x 2,60 m), servindo de cabeceira. O criado-mudo de nogueira-americana chumbado na parede.
Cabeceira com dois painéis de MDF forrados de lona, com colagens e desenhos sobre uma base texturizada. As estampas, a cama baixa de pau-marfim e as luminárias de papel de arroz têm inspiração oriental.
Basta acolchar e forrar o MDF para cria um excelente efeito (foto acima). Ou, em toda a extensão da parede, mandar confeccionar em MDF, uma prateleira fechada com uma profundidade de 15cm, 10cm mais alta que a cama box (foto abaixo).
                     
Dentre as muitas opções dadas acima, escolha o look certo para você. Beijinhos e boa sorte! - "

Pesquisa feita na internet.