quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A ARTE DE WESLEY DUKE LEE

A arte brasileira perdeu no ínicio desta semana, um dos maiores artistas de sua vanguarda. Wesley Duke Lee nasceu em São Paulo  -SP / Brasil, (1931 - 2010), começou a estudar desenho e pintura no Museu de Arte de São Paulo (Masp), São Paulo, depois passou temporadas em Nova York, onde estudou na*Parson's School of Design"e em Paris levando assim adiante sua formação. 
"Marcadium D´y Capua" (1961)
Foi um dos primeiros artistas a explorar as técnicas da têmpera medieval na computação gráfica, passando pela pintura a óleo, acrílica, ambiente e instalação, onde o desenho e a cor sempre foram os termos fixos de todo o seu trabalho.
(Egipiciana)
Nos anos 80, trabalhou em parceria com o Centro de Reprodução Xerox, em Nova York, e incorporou uso de novas tecnologias a seus trabalhos, como fotocópia, polaroid e computador.

(Composição)
Um dos fundadores do Grupo Rex, que oferecia reação combativa e bem-humorada ao mercado de artes na década de 1960. Nessa época, foi também responsável pela realização dos primeiros "happenings" da arte brasileira.
(Autorretrato autêntico em 1956)
Teve trabalhos expostos nas bienais de Veneza e de Tóquio, se dizia influenciado pelo movimento dadaísta, pop art e publicidade. Declarou num vídeo:  
"Sou um artesão de ilusões. O que realmente me interessa é a qualidade da ilusão. Se você conseguir atravessar o espelho e tiver a coragem de olhar para trás,
você não vai ver nada".
Uma retrospectiva do artista pode ser vista numa mostra que vai até 2 de outubro próximo, na Pinakotheke Cultural, Rio de Janeiro (R. São Clemente, 300, Botafogo). Dia 23 do mesmo mês, a exposição será transferida para São Paulo, onde ficará até 5 de dezembro.
Pesquisa feita na internet.