sábado, 16 de outubro de 2010

ARQUITETANDO COM THELMA - VELAS NA DECORAÇÃO

PERGUNTA POR E-MAIL DE MARIA CLARA SUED:
" - Sou muito romântica, por isso mesmo quero decorar minha casa com velas para criar um clima lúdico. O que você acha? Me envie também uma receita, já que quero fazer minhas própias velas.  Mil beijinhos... - "
                          
RESPOSTA:
 " - Acho uma excelente alternativa para quem pretenda iluminar a casa sem gastar energia elétrica e ainda ter no ambiente um toque todo especial. Acho que velas servem tanto para decorar os ambientes, como para dar de presente, ou ainda surpreender o(a) amado(a) com um romântico jantar à luz de velas.
                         
A decoração da mesa fica completa com velas.
                                    
A versatilidade das velas permite que estas sejam incorporadas das maneiras mais diversas e criativas, em centros de mesa (juntando um grupo de velas de diversos tamanhos, no mesmo tom ou em cores da mesma paleta), colocando numa bandeja ou colocando dentro de um cesto. Um conjunto de pequenas velas  flutuando numa taça com água e algumas flores. 
                        
As velas combinam com tudo e fazem sucesso no mundo da decoração. Podem ser colocadas em todos os locais da casa (cozinha, sanitário, varanda, corredor e etc...). Não tenha receio de experimentar e de redecorar. 
                    
Combinação perfeita, velas e vidros: jarras, vasos e copos pouco usados podem sair dos armários para abrigar velas e serem colocados por todos os ambientes.
Guarde frascos de conservas, compotas e iogurtes para velas pequenas; e garrafas estreitas para velas compridas. Misture e agrupe vidros, formatos, tamanhos e cores diferentes para uma decoração com velas bem original.
Veja o charme desse agrupamento de velas em xicaras de tamanhos variados.
Os candelabros e castiçais são peças de decoração coringas, elegantes e nunca saem de moda. Podem ser colocados em locais inesperados: mesa do hall de entrada, cozinha ou no chão da sala de jantar.
 Tenho umas garrafas com velas na minha churrasqueira, na área externa da casa.
Uma tendência em decoração de interiores é colocar nos degraus da escada velas em vários tamnhos e diametros.
Lanternas iluminadas por velas e colocadas harmonicamente sobre os peitoris das janelas, ficam fofas.  É uma forma segura também de as espalhar por toda a casa.
Gaiolas de pássaro vintage com algumas velas, ficam bem interessantes.
Se você mora no sul do país e tem uma lareira, aproveite para decora-la com velas, quer estejam colocadas sobre uma bandeja, em castiçais ou dentro de copos de vidro.
Brinque com um conjunto de velas em cores e tamanhos distintos.

Velas encostadas a um lado da outra em copos, com detalhes coloridos (botões colados em copos de vidro), o efeito é muito cozy. 
 Receita para você mesma fazer sua vela artesanal

Material necessário:
parafina
panela grande
colher de pau de cabo longo
pavio ou barbante encerado
fôrma no formato desejado

Preparação:
Coloque a parafina numa panela grande, leve ao fogo brando em banho-maria e mexa com a colher de pau. Assim que ela derreter, desligue o fogo.
Vá mexendo de vez em quando até a parafina estar totalmente derretida.
Posicione o pavio e despeje a parafina na forma
Pesquisa na internet.