segunda-feira, 8 de novembro de 2010

NATIONAL ART CENTER - TÓQUIO (JAPÃO)

O National Art Center, localizado no bairro de Roppongi, centro de Tóquio (Japão) é um espaço com 45.000 m², maior museu do Japão, feito para a exibição pública de exposições abertas e exposições itinerantes. Projetado pelo arquiteto Kisho Kurokawa & Associates Nihon Sekkei, Inc. , foi inaugurado no ano passado.
O edifício é composto por sete salas enormes para exposições temporárias (e não acervos) que atingem uma área de 2.000m² sem a necessidade de pilares, uma biblioteca, um auditório, um restaurante, um café e uma loja do museu.
Tem capacidade de fazer amostra de coleções com mais de 12 mil obras por ano, como a Exposição Nitten, que ocupou uma área de 10.000 m², ou mais de 5 display 'blocos'.
A fachada do átrio tem uma ondulação enorme transparente e se conecta com o centro de Roppongi que é uma área central conhecida por seus inúmeros restaurantes de alta escala, lojas e escritórios estrangeiros.
Detalhe da fachada, uma linda parede de vidro ondulado apoiado por uma estrutura de aço, e pontuada por um cone de vidro fino, que contém as portas de entrada principal.
www.kisho.co.jp/