segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TRANSPORTE DE MASSA - METRO EM DUBAI

Existe um enorme estigma social em tomar um ônibus, o que explica que o sistema de ônibus existente praticamente em todo o mundo é usado por pessoas que não têm outras opções viáveis de locomoção. O transporte público de massa é um grande equalizador social. Todas as vêzes que viajo pelo mundo afora, faço questão de ser uma usuária do metrô, que para mim é uma experiência multicultural, onde sou mais uma na multidão quando tento ir do ponto A ao B. A beleza da coisa é que ao embarcar no vagão, vemos pessoas de todas as idades e origens, podemos ficar ao lado de um "emo-teen" como diz minha filha ou de uma mãe amamentando um bebê. 
 
O metrô de Dubai começou a ser planejado quando a cidade estava no topo do mundo, aclamada como a Las Vegas do Oriente e chocando o mundo com a ostentação, com as ilhas artificiais em forma de palmeira e a mais alto torre do mundo (Burj Dubai). Agora em meio a uma recessão económica o metrô de Dubai está funcionando como agente catalizador, transportando sheiks e operários no mesmo espaço.

 
O metrô de Dubai composto de: Linha Vermelha; Quatro linhas de futuro em construção e uma rede de ônibus alimentador. Quando todas as linhas estiverem concluídas, o metrô de Dubai terá a maior rede do mundo. 
O metrô (trecho da foto 2) é composto por cinco zonas de viagem e os bilhetes são baseados na distância que se viaja, variando no preço de aproximadamente U$ 0,24 a U$ 3,55 (com descontos para estudantes / idosos e crianças). Existe quatro tipos diferentes de tarifa: Gold (acesso, recarregável para Classe Ouro Pousadas);  Silver (recarregável); Blue (mesmo que de prata, mas personalizado com a foto do usuário) e Vermelho (recarregáveis até 10 viagens).
Dubai, como toda grande metropole tem enormes congestionamentos devido ao grande volume de carros que viajam da cidade para Jabel Ali Free Zone (principal área industrial) e uma rede deficitária de ônibus. Ao planejarem a cidade com seus shoppings e prédios espetaculares, deixaram uma infra-estrutura sofrivel de transporte como uma mera reflexão para o futuro. O metrô é a luz no fim do túnel.
Muitas das estações estão localizadas perto dos centros populares de Dubai.











As estações são elegante e futurista e os trens são compactos com uma velocidade máxima de 90 km / hr.


 Pesquisa feita na internet.