sábado, 9 de abril de 2011

ARQUITETANDO COM THELMA - PLANTAS ANTIMOSQUITOS

PERGUNTA POR EMAIL DE CICA VENTURA:
" - Mudei tem pouco tempo para uma casa que fica próxima da "Mata Atlântica", estou em tempo de volta para a selva de cimento e pedra que deixei na cidade tudo por causa dos mosquitos que estão colocando minha sanidade em risco. Me dê algumas dicas, não aguento mais de tanto calor, já que deixo todas as janelas e portas fechadas por 24hs. Beijos. - "
RESPOSTA:
" - Também moro pertinho da "Mata Atlântica" e sei bem o sufoco da companhia indesejada dos mosquitos, por que além de deixar a marca na nossa pele, também podem ser transmissores de doenças. A minha solução foi espalhar pelo jardim e pela casa, em vasos, plantas antimosquitos, já que eles são repelidos pela presença de plantas aromáticas com cheiros fortes.  Veja as dicas abaixo:


1 - Cultive mudas de manjericão (Ocimum basilicum) ao ar livre ou em vasos em áreas fechadas. Ele deve ficar perto de janelas e portas por onde os mosquitos geralmente entram na casa.


2 - Plante jasmim (Jasminum officinale). O aroma intenso das flores funciona como repelente natural de moscas e mosquitos.

3 - Repelente biológico mais popular é a citronela (Cymbopogon nardus). Cultive esta gramínea em vasos ou no jardim. Neste caso, as plantas devem ficar a, pelo menos, 1,5 m de distância entre si.

4 - Planta de grande porte o eucalipto aromático (Eucalyptus citriodora). As folhas azuladas dessa árvore, também conhecida como eucalipto-limão, têm um cheiro parecido com o do limão, que repele naturalmente os mosquitos.
 
5 - Essa planta floral é a que tem ação repelente mais branda, gerânio cheiroso do tipo Pelargonium Crispum, com cheio de limão ou laranja. A ação repelente costuma ser menos efetiva do que a das outras opções.

Boa sorte! - "
 
Pesquisa feita na Internet