domingo, 24 de abril de 2011

BASÍLICA E MOSTEIRO DE SÃO BENTO - SALVADOR / BAHIA (BRASIL)

A Basílica e o Mosteiro de São Bento foram construídos fora dos muros da primitiva Cidade de Salvador (Bahia - Brasil), no alto da montanha, atualmente ficam localizados no centro da Cidade Alta). É também chamado de Arquiabadia de São Sebastião da Bahia. Sua construção, inicialmente uma pequena capela erguida pelos jesuítas, data da fundação da cidade em 1549.
Essas edificações, mesmo após quatro séculos de existência, possuem mérito arquitetônico e histórico e refletem as tendências da sua época. Atualmente as imagens de madeira foram substituídas por imagens de mármore.
E pensar que esse marco religioso, arquitetônico, cultural e até político da cidade de Salvador, ia ser demolido quando da construção da importante Avenida Sete de Setembro, que passa no seu entorno.
A igreja foi parcialmente destruída no período da invasão holandesa, 1624, foi reconstruída com traçado neoclássico, tendo  o monge arquiteto Frei Macário de São João no comando, e ao longo dos anos, sofreu  influência das mais diversas tendências e estilos.
A missa das manhãs de domingo (10:00hs) na igreja do Mosteiro é bem concorrida, celebrada com solenidade, com a participação de numerosos fiéis e da nata da sociedade soteropolitana.

Pesquisa feita na internet.