segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

NEW MUSEUM (NOVA IORQUE - USA)

Projeto da dupla de arquitetos japoneses do escritório da  SANAA, o New Museum, no Lower East Side (Nova Iorque - USA). que depois de perder sua sede para a especulação imobiliária no SoHo, o museu migrou para a área menos abastada da cidade e apostou no projeto arquitetônico, uma espécie de pilha de caixas metálicas translúcidas, para se fixar no entorno degradado.

Nova York não é só consumo, também é cultura, que o diga Paloma Aime, nada melhor para fugir do circuito Gugg-MoMa de museus, do que o New Museum. Exclusivo de arte contemporânea, com arquitetura moderna e interessante. Fica em Lower East Side, região da Bowery, reduto da boemia, que se afirma como região de galerias de artes que fugiram do Meatpacking District devido ao modismo e aluguéis caros.
                       
Surgiu em resposta às necessidades de uma instituição com atitude, que expõe temas de caráter político, provocativo e polêmico.


Contrastando com a uniformidade dos tijolos vermelhos dos edifícios do entorno, pelo formato assimétrico, e pela função.                                          
A criação do edifício se deu através de concurso público oferecido pelos investidores do Museu.


Vista de uma das circulações verticais internas, onde predomina
concreto e paredes brancas.

Lobby é espaço livre, subdividido por móveis e elementos divisórios. A divisória curva de madeira e tela metálica, abriga uma lojinha.


A Biblioteca do museu é banhada de maneira farta por luz natural. 
Vista do café, ao fundo do lobby.

Balcão de atendimento e venda de ingressos tem grafite preto e branco atrás, e já da um preview do tipo de arte a ser encontrada no seu interior.


Vista da porta do elevador principal.





O banheiro feminino mistura uma estampa tradicional, o floral, com um revestimento atual, a pastilha de vidro.