domingo, 30 de junho de 2013

LARGO DO CAMPO GRANDE (PRAÇA DOIS DE JULHO) - SALVADOR / BAHIA - BRASIL

O Largo do Campo Grande em Salvador é também conhecido como Praça Dois de Julho, foi durante um período do século XIX pasto para animais. Construído em 1850, recentemente o Campo Grande sofreu uma grande reforma, ganhando um belíssimo gradil com desenhos do artista plástico Caribé.

Foi também conhecido como Campo de São Pedro por influência da ermida que existiu nas suas proximidades e que, derrubada, deu lugar ao Forte de São Pedro; nesta época o campo servia para treinamento dos oficiais do forte. Em 2 de julho de 1895, então já completamente urbanizado por influência da colônia inglesa que se instalara nas suas imediações, implantou-se ali o monumento aos heróis da independência - conhecido popularmente como monumento ao caboclo - que ocupa o centro desta que é a principal praça de Salvador.

O largo é grande, totalmente arborizado, com sarjetas de mármore e um piso sarrafeado. De vez em quando a praça cede lugar para feiras de artesanatos, quermeses e outros eventos populares. Quem mora no entorno, usa a praça para praticar cooper, caminhar ou apenas bater papo. O Campo Grande assistiu também ao nascimento da maior festa popular do planeta - o Carnaval Bahiano.

O Teatro Castro Alves, o principal teatro da cidade, está localizado numa das suas laterais. Tem um hotel cinco estrelas em outra lateral, sorveteria, bar e muitos edíficios de alto padrão. O Campo Grande viu nascer e morrer o Clube Cruz Vermelha, viu a residência oficial dos Cardeais ser incorporada a um prédio de luxo, e foi palco de inúmeras manifestações populares.

No centro da praça existe um monumento enorme em homenagem ao caboclo, simbolo da resistência da independência da Bahia, em 2 de julho de 1823. Aqui em Salvador essa data, 2 de julho é bem lembrada, serviu de batismo para um largo, uma praça, várias ruas e antigamente ao aeroporto, pois o Brasil teve sua independência oficial declarada em 1822, mas em Salvador, as tropas portuguesas só foram completamente expulsas em 1823.

O corredor da Vitória acaba onde começa a praça do Campo Grande, onde podemos ver belas estátuas, comer pipoca e apreciar a paisagem, enquanto os automóveis circulam.

fotos: www.skyscrapercity.com