sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ISOKON PENGUIN DONKEY

No final de 1930 esta pequena estante foi criado para ser um best-seller,  desenhada por Egon Riss, mas o seu sucesso foi frustrado pelo início da guerra. Agora é encontrada em museus. 

Feito por Isokon,  o fabricante de móveis britânico, teve uma visão do futuro, já que todos os móveis Isokon explorou a força e a leveza de madeira curva. Seu fundador, Jack Pritchard, trabalhou com os principais designers e arquitetos modernistas da época.
Nomeado o Donkey (burro) porque tinha quatro pernas e dois cestos. O espaço entre os compartimentos laterais podem ser usadas para revistas. O Donkey impressionou Allen Lane, editora dos livros de bolso do pinguim, que inseriu 100 mil folhetos para divulgação do móvel. Ficou então renomeado de  "Isokon Pinguim . As prateleiras da estante foram apenas o tamanho certo para abrigar os livros de bolso do pinguim. Infelizmente a Segunda Guerra Mundial estourou, exatamente no momento em que o Donkey foi lançado e a produção cessou. Apenas cerca de uma centena de estantes foram feitas e tudo foi vendido rapidamente.