segunda-feira, 18 de novembro de 2013

REFORMA DE UMA CASA (ILHA DE TIREE - ESCÓCIA)


Conheça após a reforma esta casa na Ilha de Tiree (Escócia), com 170 m². Fica situada em frente à baia de Duin, erguida sobre ruínas de antigas construções.  Projeto do escritório Denizen Works, que concebeu um projeto cuja linguagem faz alusão à arquitetura tradicional da ilha, telhados curvos, chaminés e revestimento corrugado. A casa é composta por dois pequenos edifícios unidos por um hall utilitário, ao meio.
Dois dormitórios, um banheiro e o hall do meio. A construção caracteriza-se pelas paredes grossas e telhado negro. Estética contemporânea, acabamento metálico, agrega os demais cômodos, como a área social – salas de estar, jantar e cozinha – que ocupa um patamar elevado em relação à casa de hóspedes. O dormitório principal está numa ala do subsolo.


O hall do meio é o coração da casa, a partir dele se organizam os demais espaços. A área concentra a área de serviço; a sala lúdica; e o lavabo, onde é possível tirar a areia do corpo antes de entrar em casa. A arquitetura é robusta, com decoração. No resto da casa, predominam os materiais de aparência rústica, como a madeira e a pedra, intermediados por superfícies brancas.


Para os autores do projeto o maior desafio foi saber quanto abrir e fechar a casa para exterior, já que o mar é próximo da construção e a vegetação local é predominantemente rasteira, o que deixa a casa desprotegida em relação às intempéries.