segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como escolher a coifa para a cozinha.

As cozinhas estão cada vez menores e mais integradas às áreas sociais, dispor de uma boa coifa ou depurador de ar para reter a gordura e os odores oriundos do preparo dos alimentos é fundamental. Não é por acaso que as coifas se tornaram mais acessíveis e aliando funcionalidade e design sofisticado. Geralmente são peças em aço inox e vidro, com linhas modernas e podem ter várias cores, que são adaptáveis a todos os estilos de decoração.
                         
Na hora de escolher qual instalar, a dúvida recai sobre a adequação do produto às necessidades da casa. Mais compactos e baratos, os depuradores de ar sugam o ar e retêm a gordura contida nele por meio de filtros que podem ser metálicos (laváveis) ou de carbono (descartáveis após um determinado período de uso). Esses equipamentos, contudo, possuem ação limitada à retirada de odores. Por isso, costumam ser indicados apenas para as cozinhas onde a instalação de dutos para saída de ar é inviável, caso de muitos apartamentos. 
Maiores, mais eficientes e mais difíceis de instalar (e também mais caras), as coifas jogam o ar quente, a fumaça e os odores desagradáveis para fora do ambiente por meio de dutos metálicos de inox ou alumínio. Existem dois modelos principais: as coifas para a instalação em parede ou sobre as ilhas de cocção. 
As primeiras são indicadas nos casos em que o fogão ou o cooktop fica posicionado contra uma parede. Instaladas no teto, as coifas de ilha são recomendadas para equipamentos de cozimento posicionados no meio da cozinha. 
As coifas possuem dupla função: exaustão (o ar captado na cozinha é conduzido para fora da residência) e depuração (o eletrodoméstico filtra o ar quente e carregado de partículas e o devolve ao ambiente por meio de aberturas laterais). Além disso, os equipamentos, na maior parte das vezes, dispõem de três velocidades de operação. A mais suave proporciona uma troca silenciosa e contínua de ar e é indicada quando há pouco vapor ou cozimentos pouco odoríferos. Com melhor relação entre quantidade de ar filtrado e produção de ruído, a velocidade intermediária pode ser utilizada na maior parte das preparações. Já a velocidade máxima é indicada para tratar a emissão de vapores e fumaça excessiva produzida no caso de frituras.
Uma vez que se decida pela instalação de uma coifa, é preciso comparar os produtos em relação a quesitos diversos, como a eficiência do motor. Esse aspecto está diretamente relacionado à frequência de uso do produto. Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), desde o início de 2013, as coifas devem ter certificação do órgão para a comercialização, o que visa o aumento da segurança para os usuários.
Em residências onde o fogão tem uso contínuo e é empregado frequentemente para o preparo de frituras, pode ser necessária uma coifa com alto poder de sucção. "Além disso, quanto maior for o ambiente, maior deverá ser a potência do equipamento. Potência é importante também quando a cozinha é do tipo "americana" (integrada), para evitar que a fumaça e os odores invadam os ambientes adjacentes.
Antes de levar uma coifa para casa, fique atento à voltagem do equipamento, que precisa ser a mesma da instalação elétrica, e às dimensões da coifa em relação ao fogão. Fogões de quatro bocas, são atendidos por coifas com largura de 60 cm. Já as de 90 cm se adequam bem aos fogões e cooktops de até seis bocas.
Durante a reforma ou a construção da residência, uma dica é deixar a tubulação de teto ou parede preparada para receber o equipamento, evitando quebradeiras posteriores e desnecessárias. Para a saída de ar, a sugestão é projetar dutos de oito polegadas ou 22 cm x 15 cm, no mínimo.
 
Os fabricantes recomendam ainda que a coifa seja instalada a uma altura mínima de 650 mm e máxima de 750 mm dos queimadores do fogão. É importante escolher um modelo com boa iluminação, área sombreada pelo equipamento pode alterar a percepção da cor real dos alimentos.
 
A coifa deve ser limpa com detergente neutro e esponja macia. A limpeza incorreta pode danificar a superfície e tirar o brilho do produto.
 
A eficiência do aparelho pode ser comprometida caso os filtros não sejam higienizados e/ou substituídos com regularidade. Os fabricantes, recomendam a limpeza sempre que houver acúmulo de gordura ou a cada dois meses. Alguns modelos mais modernos trazem luzes que indicam se os filtros estão saturados, facilitando a manutenção.