quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Estudantes criam garrafa portátil que deixa a água do mar potável

A descoberta em 2010, de uma substância denominada de GRAFENO deve constituir um novo marco na história da HUMANIDADE.  Atribuem à  Universidade de Cambridge, Inglaterra, a obtenção pioneira deste material, entretanto a corrida para patenteá-lo é grande, inclusive  a Sul-coreana Samsung Eletronics Co. .  Trata-se de CARBONO, em uma outra  forma cristalina não revelada, que não é a hexagonal planar  do grafite , nem a cúbica de face centrada que é a do diamante . Pode ser fabricado a partir de substâncias de carbono como Grafite, Hulha, Antracito, Diamante, Petróleo, de gases e metal,  CO2, este depois de liberar o O2,, ou sintetizado a partir de materiais sólidos de carbono, e tem muitas utilidades em  estudo e em  desenvolvimento. Além de ser 200 vezes mais forte que o aço, tem capacidade  excepcional de conduzir eletricidade e calor, e de absorver e emitir luz.  A Lockheed Martin conseguiu uma patente para uma membrana  de GRAFENO, que filtra a água do mar por meio de poros microscópicos. Outras empresas já pediram patentes para utilização de GRAFENO em chips de computador, baterias, telas de toque flexíveis, revestimentos antiferrugem, pneus, dispositivos para sequenciamento de DNA, dissipadores de calor, e outras finalidades.
Uma invenção incrível que pode solucionar alguns dos mais graves problemas mundiais. Um grupo de quatro estudantes de uma universidade na Coréia do Sul criou uma garrafa que é capaz de eliminar o sal e outras propriedades da água do mar, transformando-a assim em água potável. Tudo em um só recipiente. 
Dá pra imaginar a utilidade da pequena garrafa portátil, batizada de Puri, em situações de acidente em alto mar, como naufrágios, em que o resgate é feito muitas vezes em condições difíceis. Para não falar na questão da escassez de água potável em muitas regiões espalhadas pelo mundo. Tornar os oceanos ‘bebíveis’ representaria uma enorme mudança.
Younsun Kim, Kangkyung Lee, Byungsoo Kim e Minji Kim são os nomes dos alunos da Universidade de Yonsei responsáveis pelo protótipo que, claro, já concorre a importantes prêmios e está chamando a atenção da comunidade científica. O Puri facilita a vida do usuário, que só precisa bombear a água salgada para uma câmara de filtragem, dentro da garrafa, que vai dessalinizar o líquido e enviá-lo para uma câmara interna, onde a água já potável é armazenada.
“Este é o único objeto que pode suprir a demanda de água potável dos envolvidos em um acidente em alto mar”, dizem os estudantes. E por alguma razão ela já é conhecida como “garrafa mágica”.