quinta-feira, 10 de abril de 2014

TORRE AGBAR - BARCELONA / ESPANHA

Avinguda Diagonal 211 08018 Barcelona (Spain) +34 933 422 129
*Jean Nouvel é o segundo arquiteto francês à ganhar o Prémio Pritzker de Arquitetura (2008) , pelas suas realizações entre elas a Torre Agbar - sede da companhia de abastecimento de água de Barcelona (Espanha) / Construção de 2.000 a 2005.
"Das muitas frases que podem ser usadas para descrever a carreira do arquiteto Jean Nouvel, as que mais se destacam são as que enfatizam a sua corajosa busca de novas ideias e o seu desafio das normas estabelecidas com vista a alargar as fronteiras do seu campo."
Nouvel diz que sua inspiração para a forma da Torre foram os geisers, mas o edifício de fato tem um formato fálico, notado por todos que o vêem. O exterior da torre é uma complexa superfície de painéis de metal colorido fechados por uma trama de painéis de vidro basculantes presas com pontos cerâmicos. Isso faz com que o metal pareça estar um pouco desfocado e líquido.

Jean Nouvel disse a respeito da torre:
“Isso não é uma torre, um arranha-céu, no sentido Americano do termo. É mais uma “aparição”, crescendo de forma singular no centro de uma cidade geralmente calma. Diferentemente de delicadas antenas ou torres sineiras que normalmente aparecem no horizonte de cidades predominantemente horizontais, a torre é uma massa fluída que queima a partir do chão, como um geiser sobre calculada e permanente pressão."

A Torre Agbar é conhecida na Espanha pelo nome de "el supositori" (o supositório).
Com 4500 LED's, este edifício todas as noites emite um jogo e efeito de luzes, digno dos melhores espetáculos futuristas.
Veja ensaio fotográfico completo no site da torre:

* O arquiteto Jean Nouvel e as suas realizações: Instituto do Mundo Árabe (Paris - 1987); Guthrie Theater (2006 - Minneapolis/EUA); Tour Verre (uma torre de 75 andares, paredes meias com o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque - EUA); Fundação Cartier de Arte Contemporânea (Paris, 1994); Museu Branly (Paris, 2006); um Tribunal em Nantes (2000); Centro de Congressos (Lucerna, 2000); Ópera de Lyon (1993), Expo 2002 (Suíça); Extensão do Museu Rainha Sofia (Madrid - 1999 a 2005); uma sala de concertos em Copenhague e o Museu do Louvre no Abu Dhabi (em construção), entre outros.
www.wikipedia.org/