sexta-feira, 9 de maio de 2014

LÂMPADAS FLUORESCENTES - QUAIS ESCOLHER?

Com a crise financeira que atinge o mundo, vamos substituir as antigas lâmpadas incandescentes por lâmpadas compactas (CFL) mais eficientes, chamo atenção aqui para alguns pontos importantes que convém salientar. Todos já repararam que nas prateleiras dos supermercados há vários tipos de lâmpadas fluorescentes compactas de "luz fria" (azulada) e outras de "luz quente" (amarelada). Por norma, usam-se as de luz fria nos locais onde tradicionalmente se utilizaria lâmpadas fluorescentes tubulares (TL), e as de luz quente onde se usam lâmpadas normais (incandescentes). Ninguém usaria uma luz "fria" na sala de estar, e sim uma luz "quente" de tonalidade amarelada pois torna o ambiente muito mais acolhedor e sociável.
Assim sendo, as recomendações das Normas Técnicas:
Sala de Estar/Sala de Jantar - CFLs de tons quentes. Lâmpadas com uma temperatura de cor dos 2,700 aos 3,000 K serão as mais apropriadas.



Escritório/Sala de Estudo - Uma luz mais "fraca" é a mais apropriada para estas tarefas. O espectro azulado-esverdeado faz com que seja mais fácil focar os olhos em coisas a curta distância. Se você costuma ler muito procure lâmpadas com 3,500 K ou 4,100 K (para trabalho mais detalhado como construção, pintura de miniaturas).



Quarto de dormir - Embora possa usar as mesmas lâmpadas para leitura que mencionei no parágrafo anterior, a maior parte das pessoas prefere uma iluminação mais "quente" que proporcione um ambiente mais relaxante e acolhedor. Para isso, umas CFL de 2,700 K são as mais apropriadas. Para maior controle, usem lâmpadas CFL compatíveis com dimmer - ou então aquelas com 3 níveis de luminosidade - para obterem o ambiente perfeito para todas as ocasiões.

Sanitários - As CFL não são a melhor opção para os banheiros, a não ser que passem lá muito tempo. O seu tempo de vida que é anunciado como sendo 10 vêzes superior ao de uma lâmpada incandescente é reduzido com o constante "liga/desliga." Por isso, a melhor opção é usarem lâmpadas especificas com "soft-start", ou então LEDs.

Pátio/Varandas - Para ambientes ao ar livre, o ideal é usar lâmpadas com cerca de 3,000 K que permitem ter um ambiente agradável e uma boa luminosidade para a maioria das situações.