sábado, 11 de outubro de 2014

ERGONOMIA AO USAR O COMPUTADOR

Veja abaixo a posição ideal e correta em relação à mesa de trabalho, cadeira e computador.





Para total conforto observe os itens abaixo:

1.
Você deve ter uma cadeira confortável e sem defeitos. Seus pés devem tocar o chão completamente ou algum apoio, não podendo ficar livres no ar. A coluna deve formar um ângulo de 90º com as coxas, e a mesma tem que estar bem apoiada no encosto. Recliar a cadeira só na hora de descansar.
2. O monitor deve estar localizado de 10º a 20º abaixo do nível dos olhos e a uma distância de 50cm a 65cm.
3. Os papéis a serem utilizados juntos com o computador devem ser dispostos ao lado do monitor.
4. O monitor reflete imagens "fantasmas" facilmente observadas quando desliga-se o mesmo e observa-se na tela imagens de janelas e outras fontes de luz. Para evitar esses reflexos quando o monitor está ligado, é necessário posicioná-lo contra fonte de luz (lâmpadas e janelas). Existem anteparos que são colocados em frente aos monitores, reduzindo significativamente esses reflexos (telas anti-reflexo).
5. Luzes fortes no campo periférico da visão causam um brilho desconfortável. Janelas, luzes fluorescente de teto e lâmpadas de mesa, contribuem para o problema. Um nível de iluminação aceitável requer o meio-termo entre a quantidade de luz necessária para se obter visibilidade da tela do computador e a necessária para a execução de outras tarefas do escritório.
6. Pessoas com mais idade precisam de mais luz do que as jovens para executar confortavelmente as mesmas tarefas. Se você tem acima de 50 anos a necessidade de luz é o dobro da normal.
7. O monitor produz estática que ajuda no depósito de pó na tela e piora a imagem. Limpe-o freqüentemente com um lenço de papel e soluções anti-estática.
8. Quanto maior a resolução do monitor, menores ficam as letras, exigindo uma maior concentração para a leitura. O tamanho das letras deve ser ajustado de forma a propiciar uma leitura fácil e rápida.
9. Evite cores em excesso quando configurar o computador, e imagens de fundo no desktop, pois dificultam muito a leitura.
10. A cor dos caracteres também afeta a sua visibilidade. Exposições monocromáticas (uma única cor) proporcionam imagens mais legíveis.
11. Tarefas alternativas durante o dia é uma medida simples e preventiva para a redução do "stress" visual, já que as tarefas no computador são repetitivas e podem tornar-se estressantes, tanto mental como fisicamente após um período longo de trabalho contínuo.
12. Ao realizar qualquer atividade onde é exigida uma maior concentração que a normal, você pisca menos, ocorrendo uma lubrificação inadequada do olho, o olho torna-se "seco". Ocorre também uma maior abertura ou fechamento da fenda palpebral (distância entre as pálpebras superior e inferior), ocasionando uma contratura em excesso dos músculos que abrem e fecham as pálpebras e dos músculos da face, o que pode desencadear dores de cabeça.