sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Intervenção Urbana: “Curo Garden” - 2012

© Stefanie De Clercq

Aconteceu em Bruxelas, capital belga, a Bienal Parck Design 2012, que nesta versão foi chamada “Garden”, já que concentrou todos seus esforços em explorar e reinterpretar o papel das zonas industriais abandonadas que são convertidas em áreas de lazer e zonas verdes para a cidade.

Um dos projetos do encontro foi o do Curo Garden, desenvolvido no Curo Hall, lugar onde funcionava uma escola municipal e que, estava associado a fins educacionais. Por isso, o escritório de arquitetura Raumlabor levou em conta essa avaliação e elaborou um projeto no qual os vizinhos fossem parte dele, perpetuando o caráter cooperativo e participativo que caracteriza a peça. Para realizar o projeto, o escritório contou com a participação dos habitantes do lugar, que cortaram e ergueram as estruturas de madeira, junto com os oito arquitetos do escritório.
A bienal foi uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, Energia e Regeneração Urbana da Capital Regional Bruxelas, e é reconhecida porque, em ocasiões anteriores, desenvolveu e forneceu infraestruturas públicas aos parques e praças públicas da capital belga. No ano de 2012, o objetivo não foi muito distante, uma vez que a ênfase ficou focada em reinterpretar os projetos que buscam revitalizar os espaços públicos que, por distintas circunstâncias, estão abandonados.
Park Design, através do Curo Garden, é uma instância que fornece métodos de aprendizagem in loco baseados em técnicas sustentáveis, de cooperação e participação social, gerando pequenas unidades urbanas permanentes.