terça-feira, 10 de novembro de 2015

FRANK LLOYD WRIGHT

Um dos arquitetos mais importantes do século 20, o americano Frank Lloyd Wright (1867 a 1959), projetou a casa Kaufmann ou Casa da Cascata, considerada a residência moderna mais famosa do mundo. Na obra predominam os terraços projetados logo acima da cascata que permitem apreciar uma vista das montanhas e das árvores. Os muros de pedra remetem às rochas do local e criam uma atmosfera de caverna. Neste projeto, ele pôde expressar o seu pensamento sobre a arquitetura orgânica. O sistema estrutural da casa inclui uma série de reforços no concreto devido aos terraços em balanço.
O primeiro livro que comprei quando ingressei na Faculdade de Arquitetura falava desta obra de arte em forma de casa de campo para simples finais de semana, meu sonho desde então é um dia fazer um tour (dizem que leva três horas) pelos aposentos da Fallingwater, para ter acesso à todas as informações a respeito da arquitetura, dos móveis (projetados também por Wright especialmente para a casa), do arquiteto e da família do magnata Kaufmann. Considerado pelo American Institute of Architects, como o mais significativo e importante projeto de arquitetura realizado nos Estados Unidos.
Figura chave da arquitetura orgânica (forma de integração entre a arquitetura e o ambiente ao seu redor), Frank Lloyd Wright com sua visão é precursor também da arquitetura sustentável. A Casa da Cascata inaugurada em 1939 é um marco arquitetônico do século XX. Diz a lenda que Wright fez todo o primeiro estudo em três horas, e pouca coisa mudou até o projeto final.
Implantada respeitando os desníveis do terreno e incorporando elementos da natureza ao projeto. Na Fallingwater, uma grande rocha foi mantida e usada como parede da sala íntima e outra foi usada como piso da lareira da sala de estar,
Outro aspecto importante foi o uso de muito vidro, para trazer a natureza para o interior das casas. Frank Lloyd Wright criou áreas de sombra ao redor dos vidros para que não fosse necessário o uso de cortinas.
A obra de Frank Lloyd é considerada uma das primeiras manifestações da cultura arquitetônica americana que se desenvolveu independente e à margem da influência européia. Agora no ano de 2009 é o cinqüentenário da morte do autor de uma das sete maravilhas da arquitetura moderna, localizada em Pittsburgh, Pensilvânia, EUA, no meio de uma paisagem de encher os olhos.
A Fallingwater foi restaurada tem pouco tempo, por 11,5 milhões de dólares e está exatamente como era na época em que os Kauffman usufruíram dela. Edgard Kauffman Jr. doou a casa para Western Pensilvania Conservancy (ano de 1963), com todos os móveis, tapetes e obras de arte. Para informações sobre tipos de tours e horários: