sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

EXEMPLO

Algumas pessoas conseguem enxergar oportunidades onde outros vêm apenas o fim da linha. A sociedade atual produz uma enorme quantidade de lixo, fruto de consumismo crescente e da falta de atenção para com o meio ambiente. Juntando as duas coisas, o húngaro de 24 anos, Tom Szaky, vem ganhando destaque na imprensa mundial. Criou a Brigada de Garrafas da TerraCycle. Com ela, convenceu os alunos do ensino fundamental das escolas de Trenton (EUA), a formar um exército de catadores de embalagens de refrigerante. Cada garrafa recolhida, a TerraCycle remunera a escola em 5 centavos de dólar. Além do valor pedagógico e da mensagem de preservação ambiental embutida na ação, a escola também ganha, pois consegue recursos adicionais para projetos educacionais.

Ele produz na sua fábrica, adubo orgânico de alta qualidade, é o “chá vermicomposto”, mistura feita a partir do excremento de minhocas vermelhas. A criatividade de Tom não pára por aí, toda a fábrica e tudo o que é utilizado nas suas instalações, linha de produção, rótulos das embalagens, tudo é fruto da reciclagem do lixo. Dos computadores descartados pelas grandes empresas até o mobiliário, as caixas para transporte e as garrafas de refrigerantes reutilizadas que servem de contêineres para armazenar o adubo.

É um modelo de negócios turbinado pela criatividade de seus colaboradores e pelo senso de empreendedorismo que permeia a cultura americana. O estímulo à realização de negócios começa nas gincanas nas escolas, onde os alunos são chamados a apresentar planos de negócios sobre novos empreendimentos. Os projetos são avaliados e os melhores ganham recursos e assistência de profissionais experientes. É comum também a realização de concursos de planos de negócios patrocinados por empresas, nível nacional. Os melhores são agraciados com prêmios em dinheiro que os ajudam a colocar suas idéias nas ruas. Foi assim que Tom começou esta experiência. Ao ganhar inúmeros prêmios com o plano de negócios do adubo orgânico (o maior deles no valor de um milhão de dólares), ele foi capaz de conseguir que empresas do porte da Home Depot, um dos maiores varejistas de massa americanos, colocasse em suas prateleiras o seu produto, o TerraCycle.