sábado, 9 de janeiro de 2016

AS FUNÇÕES DAS CORES (FENG SHUI)

“As cores nos comunicam emoções e tocam profundamente em nossa psique, por isto vale a pena conviver num contexto de cores da preferência e harmoniosamente colocadas, para celebrarmos a felicidade.
Elas verdadeiramente são para os olhos como a música é para nossos ouvidos”.
Lembro sempre que cor é alimento emocional, na escolha certa ela energiza o ser humano, anima, torna-o cheios de humor.
Laranja - É a cor que nos torna mais expressivos e expansivos; representa a vitalidade. Esta cor cria o clima de aconchego, calor humano, desperta o apetite através de seu estímulo. Seu excesso pode levar à prepotência ou melancolia. No Feng-shui representa felicidade e poder e é a cor do elemento terra.

Violeta - Resulta da mistura entre o vermelho e o azul e estimula a criatividade, devoção. É uma cor que representa sofisticação e luxo. No esoterismo é tida como poderosa transmutadora de energia, limpando o ambiente de energias nocivas. Seu excesso cria autoritarismo e falta de persistência.
Preto - Cor que representa a afirmação do poder, também pode nos tornar prepotentes. Como o preto é a ausência de luz, na decoração deve ser pouco usado pois nós precisamos de luz para viver. No Feng-shui é cor do elemento água.
Azul - Cor que acalma, seda a agitação; sua intensidade determina da calma à letargia, ou até profunda introspecção.
Verde - É a serenidade ativa. Quando se descansa a visão, a mente, é o verde que nos reabastece; sua intensidade pode determinar tanto o suave descanso, como comportamentos intransigentes.
Vermelho - É a cor do dinamismo, da vida, da energia...seu excesso pode trazer irritação e agressividade, em mistura com o branco, obtemos o rosa que representa afeto.
Existem as cores-pigmento primárias e secundárias podendo-se criar um numero infinito de combinações. Como o universo da cor é imenso, deve-se ter em mente o equilíbrio no uso das cores e sempre utilizar de suas cores complementares para criar equilíbrio. Lembre-se que o branco, embora sendo a síntese associativa de todas as cores (luz), conduz à apatia em uso excessivo.

Cores complementares: Vermelho – VerdeAzul – LaranjaAmarelo – Violeta. Elas devem ser usadas sempre elegendo uma como a principal e a outra em tons claros para não carregar o ambiente.