domingo, 5 de junho de 2016

TAJ MAHAL - AGRA (ÍNDIA)

O Taj Mahal é considerado pela UNESCO como Património da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno e durante séculos inspirou poetas, pintores e músicos que tentaram capturar a sua magia em palavras, cores e música. É um mausoléu em mármore branco, situado em Agra (Índia), feito entre os anos 1630 e 1652. É incrustado com pedras semipreciosas (jade, cristal, turquesa, lápis lazulis, ágatas, safiras, ametistas, corais, quartzo e ambar), e a sua cúpula (coroa) costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes (cúpulas menores).
O monumento é uma celebração do amor do imperador Shah Jahan, que o mandou construir em memória de sua esposa favorita Aryumand Banu Begam, que morreu ao dar à luz ao seu 14º filho. O mausoléu é sobre seu túmulo (junto ao rio Yamuna).
Um conto de fadas - Era uma vez um príncipe chamado Kurram que se enamorou de uma princesa, ao cruzar com ela por acaso e assim seus destinos ficaram unidos para sempre. Após esperarem 5 anos, durante os quais não puderam se ver, a cerimónia do casamento foi realizada, ela foi rebatizada pelo imperador de Mumtaz Mahal ("A jóia do palácio"). Em 1628 o príncipe foi coroado com o nome Shah Jahan ("O Rei do mundo").
A harmonia do palácio real foi quebrada em 1631, quando Mumtaz (aos 39 anos) morre ao dar à luz o 14º filho de Shah Jahan. O Imperador ficou desgostoso e inconsolável e, toda a corte chorou a morte da rainha durante 2 anos. Nesse período, não houve musica, festas ou celebrações de espécie alguma em todo o reino.
Após esse período Shah Jahan ordenou que fosse construído um monumento sem igual, para que o mundo jamais pudesse esquecer. Não se sabe quem foi o arquiteto, mas reuniram em Agra as maiores riquezas do mundo. Surge assim o Taj Mahal. O seu nome é uma variação curta de Mumtaz Mahal, o nome da mulher cuja a memória preserva. O nome "Taj", é de origem Persa, que significa Coroa. "Mahal" é arábico e significa Lugar.
O Taj Mahal incorpora e amplia as tradições do Islão, Pérsia, Índia e da arquitetura mogol antiga. No centro, os amplos jardins divididos em quadrados, organizam-se mediante a cruz formada pelos canais. A superfície da água reflete os edifícios, produzindo um efeito adicional a simetria existente. Por dentro, o mausoléu é impressionante. Na penumbra, a câmara mortuária está rodeada por finas paredes de mármore incrustado com pedras preciosas que forma uma cortina de milhares de cores. A sonoridade do interior, amplo e elevado é triste e misterioso, como um eco que soa e ressoa sem nunca se deter.
Os arabescos externos são desenhos muçulmanos de pedras semi preciosas incrustadas no mármore branco, segundo uma técnica Italiana utilizada pelos artesãos hindus. Incrustações feitas com tamanha precisão que só com uma lupa se distingue as juntas. Uma flor de apenas sete centímetros quadrados, pode ter até 60 incrustações distintas. O rendilhado das janelas foi trabalhado a partir de blocos de mármore maciço.
Contam que o imperador Shah Jahan queria construir seu próprio mausoléu do outro lado do rio, todo em mármore preto, que seria unido ao Taj Mahal através de uma ponte de ouro. Tal fato não chegou a acontecer por que após a construção do mausoléu da esposa ele adoeceu gravemente, os filhos aproveitando-se da fragilidade do pai tomam o poder e o encarceram no seu palácio e, conta a lenda que passou o resto dos seus dias observando pela janela o Taj Mahal e, depois da sua morte foi sepultado no mausoléu lado a lado com a esposa, gerando a única ruptura da perfeita simetria do conjunto.
Após quase quatro séculos, é o monumento mais visitado da Índia, com a sua aura romântica, o Taj Mahal, será para todo o sempre uma ode ao amor.
Citações sobre o mausoléu:
"Apesar dos seus adornos severos, puramente geométricos, o Taj Mahal flutua.  Na cúpula, a imensa cúpula, há algo levemente excessivo, algo que todo o mundo sente, algo doloroso. Documenta a mesma irrealidade. Porque a cor branca não é real, não pesa, não é sólida. Falso abaixo do Sol, falso na claridade da Lua,
espécie de pés prateado construído pelo homem com uma ternura nervosa."
"O Taj Mahal parece a encarnação de todas as coisas puras, de todas as coisas sagradas e
de todas as coisas infelizes. Este é o mistério de edifício."