sexta-feira, 21 de outubro de 2016

O SIGNIFICADO DAS CORES AO REDOR DO MUNDO


Você já se sentiu azul de fome, verde de inveja, roxo de raiva, ou viu o mundo rosa por estar apaixonado? Já dissipou uma nuvem negra quando finalmente teve uma oportunidade de ouro? Em todo o mundo, a maneira com que as diferentes culturas vêem e descrevem as cores varia de forma dramática. Por exemplo, o povo Basa da Libéria possui apenas duas palavras para classificar as cores (ziza para vermelho/laranja/amarelo e hui para verde/azul/roxo), enquanto que os Inuítes são mencionados por terem 17 palavras diferentes só para descrever a cor branca (que se modifica de acordo com o clima e as condições diferentes de neve).
Hoje, sexta feira, vamos ter um olhar um pouco aprofundado sobre o que as diferentes cores significam ao redor do mundo, ilustrado por belíssimas imagens. Confira:
AZUL




Em geral, o azul é considerado como a escolha mais segura de cor em todo o mundo, já que ela possui muitas associações positivas. Na América do Norte e Europa, o azul representa confiança, segurança, e autoridade, e é considerada uma cor que acalma e traz paz. Porém, ela também pode representar depressão, solidão, e tristeza (daí vem a expressão em inglês, “to have the blues” ou “feeling blue”). E você sabia que ninguém enxergava a cor azul até os tempos modernos? Não da maneira que vemos hoje.

Em alguns países, o azul simboliza cura e o afastamento do mal. Amuletos em formato de olhos azuis, que alguns acreditam afastar o mal olhado, são visões comuns na Turquia, Grécia, Irã, Afeganistão, e Albânia. Nas culturas orientais, o azul simboliza imortalidade, enquanto que na Ucrânia, o mesmo denota boa saúde. No hinduísmo, o azul é associado fortemente com Krishna, que encarna o amor e alegria divinos.

VERDE




Nas culturas ocidentais o verde representa sorte, a natureza, frescor, primavera, consciência ecológica, riqueza, inexperiência e ciúme (o monstro de olhos verdes). E claro, verde é a cor emblemática da Irlanda, que recebeu seu apelido de “Ilha Esmeralda” por conta de suas lindas paisagens verdes.

Na Indonésia, o verde foi tradicionalmente proibido, enquanto que no México é a cor nacional que significa a independência. No oriente médio, o verde representa fertilidade, sorte e riqueza, e é considerada a cor tradicional do Islã. Em culturas orientais o verde simboliza juventude, fertilidade, e vida nova, mas também pode significar infidelidade. Na verdade, na China, chapéus verdes para homens são tabu porque eles significam que suas esposas cometeram adultério!

VERMELHO




O vermelho simboliza animação, energia, paixão, ação, amor, e perigo nas culturas ocidentais. Ele é também associado com comunismo e revolução em países como a Rússia. Nas culturas asiáticas, o vermelho é uma cor muito importante – ela traz boa sorte, alegria, prosperidade, celebração, felicidade, e vida longa.
Como é uma cor tão cheia de superstições, as noivas chinesas muitas vezes se vestem de vermelho no dia de seus casamentos, e envelopes vermelhos com dinheiro são oferecidos durante datas comemorativas e ocasiões especiais.  Na Índia, o vermelho é associado com pureza, sensualidade, e espiritualidade. Por outro lado, em alguns países da África associa-se vermelho com a morte, e na Nigéria, a cor representa agressão e vitalidade. O vermelho é ainda considerado como um amuleto de sorte no Egito, e simboliza boa sorte e coragem no Irã. 

AMARELO




Na cultura ocidental, o amarelo é associado com felicidade, jovialidade, otimismo, calor (sendo a cor da luz do sol), alegria, e esperança, assim como com cuidado e covardia. Na Alemanha, o amarelo representa inveja, mas no Egito significa felicidade e boa sorte, além de ser a cor associada ao luto.



LARANJA 




O laranja representa o outono, colheita, calor, e visibilidade nas culturas ocidentais. No hinduísmo, açafrão (um tom de laranja claro) é considerado próspero e sagrado. Na Holanda, laranja é a cor da família real, enquanto a mesma cor representa sexualidade e fertilidade na Colômbia.  Em culturas orientais, laranja simboliza amor, felicidade, humildade, e boa saúde. É comum que as roupas dos monges budistas sejam de cor laranja, já que ela significa coragem, espírito de sacrifício e transformação, além de ser a cor do budismo.



ROXO



Roxo é muitas vezes associado com realeza, riqueza, espiritualidade, e nobreza em todo o mundo. Historicamente no Japão, apenas os monges budistas da mais alta hierarquia vestiam roupas roxas. O roxo é também associado com piedade e fé, e no catolicismo, com penitência. Porém, no Brasil e na Tailândia, o roxo é uma cor de luto. É também a cor da honra – o Coração Roxo é a condecoração militar mais antiga ainda oferecida para membros do exército americano.

BRANCO

Na cultura ocidental, o branco simboliza pureza, elegância, paz, e limpeza; noivas tradicionalmente vestem branco em seus casamentos. Mas na China, Coréia, e alguns outros países da Ásia, o branco representa a morte, luto, e má sorte, e é tradicionalmente usado em funerais.  No Peru, o branco é associado com anjos, boa saúde, e tempo.

PRETO
Em muitas culturas, preto simboliza sofisticação e formalidade, mas também representa morte, o mal, luto, mágica, ferocidade, doença, má sorte, e mistério. No Oriente Médio, preto representa tanto renascimento quanto luto.
Na África, ele simboliza idade, maturidade, e masculinidade.
À medida em que as coisas tornam-se mais globais, é importante entender os significados das cores em diferentes culturas. 
(Artigo de Carol T. Moré - editora do Follow the Colour)