sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Torre de Pisa - Pisa (Itália)

A Torre de Pisa, que fica na cidade de Pisa (Itália), começou a ser construída em 1173, e sua construção terminou quase 200 anos depois, mas, se incluídas as várias adições ao longo do tempo, este número poderia ser aumentado para oito séculos.
A inclinação da estrutura se deu apenas cinco anos depois do início da construção, em 1178, após as obras do segundo andar começarem. A causa teria sido o alicerce num solo frágil e instável. Por cem anos o projeto parou, devido às guerras de Pisa contra outras cidades, como Gênova e Florença.
O sétimo andar da torre só ficou pronto em 1319, erguido por Tommaso Pisano, que conseguiu harmonizar os elementos gótico e românico da torre. No mesmo século, o campanário para os sinos foi construído. Há sete sinos, um para cada nota musical. O maior só foi posto lá no século XVII.
A torre tem 55,8 metros de altura e pesa 14.700 toneladas. É preciso subir 296 degraus para se chegar ao topo da estrutura. O ditador fascista Benito Mussolini teria tentado consertar a torre, ordenando a colocação de um contrapeso em torno da base, mas a medida não funcionou.